A Câmara Municipal de Mossoró, através do projeto Câmara Cultural, irá lançar um livro sobre a história da Casa Legislativa mossoroense. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (02), às 18h, na própria sede, localizada na Rua Idalino de Oliveira, no Centro, e será aberto ao público.
O livro, intitulado “Memorial da Câmara Municipal de Mossoró”, é fruto de uma parceria entre o Órgão do Município e a Fundação Vingt-un Rosado, por meio da Coleção Mossoroense, na qual concederá o selo de publicação. Os autores da obra são José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo, Eriberto Monteiro e Raimundo Soares de Brito (in memorian), este que deixou uma vasta pesquisa sobre a história da Instituição.
De acordo com o historiador Geraldo Maia, a Câmara Municipal de Mossoró foi instituída em 24 de janeiro de 1853, quando a (hoje) Capital do Oeste não passava dos seus 2 anos de idade como município.
De lá para cá, não há registros escritos oficiais sobre a história desse Órgão. Até agora. O livro “Memorial da Câmara Municipal de Mossoró” foi concluído ainda no final de 2020, mas devido ao agravamento e à instabilidade da pandemia da Covid-19, teve sua publicação adiada.
A obra pode ser adquirida inicialmente durante o lançamento nesta quinta-feira, a partir das 18h. No entanto, o principal destino dos exemplares será escolas, bibliotecas públicas, universidades, entidades e outros setores representativos da sociedade mossoroense. Acredita-se que o livro também poderá ser encontrado na Fundação Vingt-un Rosado e na Câmara de Vereadores, mas ainda não há uma confirmação oficial sobre isso.
O lançamento será aberto ao público, como já mencionado aqui, e seguirá os protocolos de prevenção à pandemia, como o uso obrigatório de máscara, higienização e distanciamento social.
Comentar esse artigo