Neste mês que se enaltece ainda mais a importância de se lutar contra a discriminação racial, uma exposição fotográfica inaugura o novo espaço do Partage Shopping Mossoró, a Galeria Partage, trazendo esse assunto à tona e ratificando a urgência de conscientização e responsabilidade social. Tudo isso através da fotografia. 

Com registros assinados pelo fotógrafo Pacífico Medeiros e coordenação, além de curadoria, da professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, Ivonete Soares, abram alas à exposição Negro e Lindo.

#paracegover: fotografia em branco e preto de uma mulher negra, com roupa e turbante brancos, cabelo preso cacheado, brinco e colar de pedras. Ela está séria, com olhar levemente para cima. A imagem faz parte da Exposição Negro e Lindo 2022. Fotografia: Pacífico Medeiros.

O projeto consiste em revelar rostos de pessoas, pretas, de diversos campos e áreas de atuação. Em mais uma edição do encontro, nomes como Cabocla de Jurema (cantora e compositora), Tony Silva (atriz), Erisberto Rêgo (jornalista), Hykaroo Mendonça (professor e coreógrafo), Rosilene Miguel (professora), fazem parte da exposição. 

Essa é a segunda versão da galeria fotográfica itinerante Negro e Lindo, dando continuidade aos trabalhos realizados entre 2000 e 2011. Neste ano de 2022, a exposição traz o tema “ANCESTRALIDADE E IDENTIDADE NEGRA: uma caminhada que resiste ao tempo e ao preconceito étnico racial”, e junta fotografias das duas edições. 

O objetivo é certo: “evidenciar e exaltar a beleza negra de pessoas comuns habitantes de Mossoró, que constroem cotidianamente seu processo de identidade e se afirmam como negros e negras, ampliando a consciência negra e as lutas contra o racismo e discriminação racial no município de Mossoró/RN”. Palavras de Ivonete e de Pacífico. 

Esse é o primeiro projeto da Galeria Partage, novo ambiente destinado a exposições de trabalhos artísticos da cidade. A vernissage de Negro e Lindo 2022 aconteceu nesta segunda-feira (21), mas segue até o dia 21 de abril, aberto à visitação, de acordo com os horários de funcionamento das lojas do shopping. 

A exposição Negro e Lindo conta com alguns parceiros, como a UERN, além de alguns setores da instituição, como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX); o Partage Shopping Mossoró; a Secretaria Municipal de Cultura; o poeta Antônio Francisco; além de outros colaboradores e colaboradoras.

#paracegover: fotografia em branco e preto de uma mulher negra, com cabelo cacheado preso por um turbante estampado. Ela usa brincos com formato de uma flor, além de vestir uma camisa com um casaco por cima. A imagem faz parte da Exposição Negro e Lindo 2022. Fotografia: Pacífico Medeiros.

SERVIÇO:

O que é: Exposição Fotográfica Itinerante NEGRO E LINDO 2022
Onde: Galeria Partage (ao lado da loja da Vivo), no Partage Shopping Mossoró;
Quando: 21 de março a 21 de abril de 2022;
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 14h às 20.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram