No desejo de fomentar criações e produções culturais, científicas, artísticas e literárias, envolvendo, prioritariamente, mulheres; exaltar a memória de figuras femininas, brasileiras, mossoroenses, que se destacam nas letras e nas artes da cidade; e fortalecer e valorizar o intelecto da mulher mossoroense; criou-se, no dia 17 de dezembro de 2007, uma entidade vestida com esses princípios: a Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM).

Ao longo desses anos, os encontros, reuniões, palestras, movimentos da AFLAM aconteciam na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, localizada na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, no centro de Mossoró. No entanto, o local servia como sede provisória. Depois de quase 15 anos, a Academia ganha sede própria e a inauguração do local acontece neste sábado (26).

A casa de número 149, que fica na Avenida Cunha da Mota, bairro Alto da Conceição, aqui em Mossoró/RN, passa a ser chamada de Solar Eliza Paiva Cavalcanti, a nova sede da Academia Feminina mossoroense. Espaço este doado pela presidente de honra, Socorro Cavalcanti. 

Para ela, o momento é de muita alegria e gratidão. A doação do imóvel é fruto do amor e do orgulho de ser mossoroense e que ela sente pela própria AFLAM. O ato de destinar a casa para se tornar sede do grupo reforça o poder de uma instituição que valoriza as letras e a cultura, além de se tornar um espaço para a comunidade da região e da cidade. 

#paracegover: fachada de uma casa com muro branco. Na frente, há um portão de grades, ao lado, uma janela com persianas e, ao lado da janela, um outro espaço com grades. Na frente da casa, há uma calçada lisa. Fotografia: desconhecido.

“Com esse feito agradeço a cidade de Mossoró, pelo muito que recebi dos seus filhos (as), e a AFLAM, que confiante me convidou para sua estruturação e, generosamente me concedeu o título de Presidente de Honra”, afirma Socorro Cavalcanti.

A presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró, a professora Taniamá Barreto não esconde a alegria ao expor que a doação do imóvel foi o maior presente que a instituição poderia receber nos seus 15 anos de existência. “A doação do seu próprio espaço, vindo favorecer, significativamente, o desenvolvimento das atividades socioculturais”, diz a presidente. Ela ainda ressalta que, com o novo endereço, os projetos poderão ser retirados do papel, sem precisar pedir o consentimento de outras pessoas ou órgãos.

Para comemorar esse feito, a AFLAM realiza uma programação neste final de semana – 26 e 27 de novembro de 2022 – e o público pode participar da inauguração. Neste sábado, pela manhã, as patronas fizeram uma circulação por pontos históricos e culturais da cidade de Mossoró com membros de Academias de Letras de outros cinco estados do Brasil. Logo mais, às 19h, acontece no Solar Eliza Paiva Cavalcanti, a solenidade de inauguração da sede, com a realização de discursos, entrega de Moção de Aplausos, performances literárias e culturais, Ato Ecumênico e visita guiada à sede.

No domingo, dia 27, as celebrações continuam de forma fechada, para as integrantes da entidade. Na ocasião, que ocorrerá às 8h, no Museu do Sertão, serão feitas diplomação de presidentes e acadêmicos, além de uma visita guiada à ponte Integração Rio Grande do Norte-Ceará.

Além da doação da casa, para a concretização real deste sonho antigo, as acadêmicas realizaram doações para a ampliação do imóvel e instalação inicial das atividades. A partir de sua inauguração, a sede dará início a uma campanha ampla para a obtenção de recursos a fim de dar continuidade à sua ampliação e reforma, que já possui projeto assinado pela arquiteta Márcia Rejane.

#paracegover: projeto computadorizado de como vai ser a sede, quando pronta. Imagem da fachada da casa, com o nome “Sola Eliza Paiva Cavalcanti” na parte de cima e, abaixo do nome, a sigla da AFLAM. A casa pintada com roxo, há uma porta e janelas com grade, luzes e o símbolo da Academia em uma das paredes. Na ilustração, há mulheres pela calçada.

A Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, e congrega, atualmente, 40 mulheres titulares e 40 patronas. Além dos objetivos já citados anteriormente, a AFLAM existe para ser um instrumento de colaboração para a conservação do acervo de produção literária e artística, além de apoio projetos de preservação da memória feminina; promover concursos, exposições artísticas, estudos, palestras e seminários sobre a cultura feita por mulheres; entre outras finalidades.

Com a nova sede, haverá em Mossoró, um novo espaço apto para a realização de projetos culturais advindos de outras pessoas, realizados por outros campos, porém, realizado, sobretudo, por mulheres. É um momento importante não só para a AFLAM, mas para a sua história na cultura mossoroense e potiguar.

SERVIÇO:

O que é? Inauguração do Solar Eliza Paiva Cavalcanti, sede própria da AFLAM – Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró;
Quando? 26 de novembro de 2022;
Onde? Solar Eliza Paiva Cavalcanti (Avenida Cunha da Mota, 149, Alto da Conceição, Mossoró/RN;
Horário? 19h;
Aberto ao público.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram