Orgulho mesmo é ver um grupo de artistas, atrizes e atores, sendo mossoroenses lá no interior do Estado de São Paulo. Levando o sotaque, as cores, os traços, os sorrisos, o jeito de ser nordestino, potiguar e filhos(as) da Terra do Sol para outros horizontes desse Brasil. Deixando por cada canto, as nossas pegadas, os nossos costumes, os nossos gritos, as nossas labutas, os nossos sabores e prazeres, através unicamente da arte. 

Neste mês de agosto, é a Cia. Pão Doce de Teatro que constrói esse caminho. Dos dias 12 a 28, o grupo participa do Circuito SESC de Artes 2022, uma iniciativa do SESC-SP que viabiliza uma circulação por mais de 100 cidades do interior do estado paulistano. Ao todo, serão 118 municípios e 14 roteiros, com 85 atividades artísticas, como teatro, dança, show musical, circo, mediação literária, arte visual, tecnologia, DJs e audiovisual. Dentro da programação, o espetáculo “O Torto Andar do Outro”, da Cia. mossoroense, irá abrilhantar os encontros.

#paracegover: em ordem, da esquerda para a direita, Raull Davyson, Diogo Rocha, Mônica Danuta, Lígia Kiss, Paulo Lima e Medson Rigne. Todes com camiseta preta com a logo e o nome da Cia. Pão Doce de Teatro estampados na cor branca. De fundo, uma parede amarelo escuro com a logo do grupo pintada. Fotografia: desconhecido.

O Circuito SESC de Artes é um projeto que visa estimular a circulação e a difusão dos trabalhos artísticos em cidades onde as unidades da entidade não estão presentes. Ele acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio local. Nesta 13ª edição, o Circuito conta com mais de 523 profissionais das artes, como artistas, educadores, produtores e equipes técnicas. A Cia. Pão Doce estará, na temporada, juntamente com outros grupos de Brasília, Minas Gerais e São Paulo. 

Essa é a segunda vez que a companhia de teatro de Mossoró participa do Circuito de Artes do SESC de São Paulo. Num primeiro momento, no ano de 2017, eles levaram o espetáculo “A Casatória C’a Defunta” para integrar a programação. Dessa vez, o grupo retorna com um de seus trabalhos mais recentes: “O Torto Andar do Outro”. 

As populações de todos os municípios em que a Cia. irá percorrer terão a chance de assistir a um espetáculo que fala sobre assuntos sérios, porém, de forma lúdica e inteligente. E ainda, baseado no cordel “Um Conto Bem Contado”, do mestre Antônio Francisco, poeta e cordelista de Mossoró.

#paracegover: a atriz Lígia Kiss em cena durante o espetáculo “O Torto Andar do Outro”. Ela está vestido com um figurino em tons terrosos, segurando uma flauta doce e com uma toca branca na cabeça. Ao fundo, um cenário composto por um tecido representando várias casas. A atriz aparenta estar fazendo um som com a boca aberta. Fotografia: desconhecido.

“O Torto Andar do Outro” estreou no ano de 2018, sob a direção coletiva do grupo juntamente com o diretor da cidade Marcos Leonardo, que também assina o figurino e a cenografia. O texto e a música são de Romero Oliveira; a técnica e iluminação de Paulo Lima, este também responsável pela produção ao lado de Lígia Kiss; sonoplastia de Medson Rigne; e no elenco, Lígia Kiss, Mônica Danuta, Raull Davyson e, para esta nova formação para a temporada em São Paulo, o ator e músico convidado Diogo Rocha. A peça já esteve presente em diversos festivais de nível nacional. Esta será mais uma chance para que outras pessoas possam se debruçar sobre esta verdadeira obra de arte.

“Chegou a hora de pegar a estrada e voltar a pousar em São Paulo novamente. Nesse novo ciclo para a Cia. Pão Doce, vivemos uma alegria imensa em poder participar e nos encontrar nessa temporada com o público e acabar com a saudades que estamos dos palcos”.
Mônica Danuta, atriz da Cia. Pão Doce. 

Serão praticamente três semanas de intensos monta e desmonta cenário, tira e põe a maquiagem, lava e seca o figurino, mas sobretudo, esquenta e abraça o coração. A arte tem esse poder. A Pão Doce já adianta que vai compartilhar tudo nas mídias sociais e já deixa o convite para quem quiser acompanhar essa aventura.

Enquanto isso, ficamos aqui torcendo e felizes!

SOBRE A CIA.

A Cia. Pão Doce de Teatro, sediada em Mossoró/RN, desenvolve desde 2002 projetos nas áreas de arte cênica, música, audiovisual, oficina, produção de grupos e dramaturgia. A estrutura e continuidade da companhia são frutos de intensos trabalhos cotidianos, conquistando uma identidade artística própria, firmando o grupo no cenário do teatro brasileiro.

Em parceria com autores, diretores e artistas, realizamos a montagem de 11 espetáculos, circulações em 19 estados, entre mais de 130 cidades do País. A Cia. tem se apresentado em mostras, convenções, feiras e aldeias culturais, além de festivais nacionais. A Pão Doce mantém uma sede/espaço cultural, inaugurado em 2017, no bairro Alto de São Manoel, garantindo a construção de espetáculos, ensaios, encontros, pesquisas, oficinas e atividades culturais.

#paracegover: em ordem, da esquerda para direita, Mônica Danuta, Raull Davyson, Lígia Kiss e Paulo Lima. Todes com camiseta preta com a logo e o nome da Cia. Pão Doce de Teatro estampados na cor branca. De fundo, uma parede amarelo escuro com a logo do grupo pintada. Fotografia: desconhecido.

SERVIÇO:

O que é: temporada do espetáculo “O Torto Andar do Outro” dentro do projeto Circuito Sesc de Artes 2022;
Quando: de 10 à 29 de Agosto de 2022;
Onde: Estado de São Paulo.

CONTATOS E REDES SOCIAIS
@Monicadanuta (84) 99428.6163 | @ciapaodoce (84) 99928.7852 / 98833.4391 | ciapaodoce@yahoo.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram