Tem espetáculo novo estreando nesta sexta-feira (25). O grupo de dança Diocecena escolheu a radiofonia como tema para o espetáculo inédito “Na Sintonia do Rádio”, inspirado na história da rádio, sobretudo, na radiofonia mossoroense. O evento cultural acontece de hoje até domingo, dia 27 de novembro de 2022, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 19:30h. A peça de dança tem, majoritariamente, coreografias de Roberta Schumara.

#paracegover: a foto está em preto e branco. Bailarinas e bailarinos estão andando em um círculo grande. Ao centro, uma bailarina está deitada no chão com os braços apoiados e o peito levantado e outra, está ao lado, em pé, com o seu joelho esquerdo flexionado e o braço direito para cima. Todas estão numa sala. Fotografia: desconhecido.

De acordo com a professora do grupo, esse tema surgiu numa conversa com a mãe dela. Numa dessas trocas que surgem diversas ideias, uma temática foi ligando outra. Ela disse que antes mesmo do rádio, foi pensado “Flashback Internacional” para as coreografias. No entanto, durante o bate-papo, o ato de ligar o rádio para ouvir uma música ou notícias foi o estalo para elucidar a ideia de que o tema do espetáculo deste ano estava sempre ali por perto. E assim, começaram os estudos. 

“No decorrer das pesquisas, percebi que o rádio é um universo de possibilidades e que a radiofonia mossoroense precisaria ser homenageada, devido a sua importância”, explica Roberta Schumara, coreógrafa do grupo Diocecena. 

Para este ano, o objetivo da peça é fazer com que as pessoas saiam do teatro mais leves, segundo a professora. A sensação de bem-estar ao ouvir um rádio, sobretudo músicas que foram e são sucessos dos anos áureos desse meio de comunicação, é um dos anseios do Diocecena com relação ao público. E bote significado nisso, viu? Porque a era do rádio é um tempo que, sem dúvida, quem viveu, não esquece.

Desconstruindo um pouco a ideia imaginária de como se deve portar ao assistir a uma peça num teatro, em “Na Sintonia do Rádio”, a plateia irá receber, na portaria, um manual de como assistir ao espetáculo. Ao invés de ficar apenas estática numa cadeira, ela poderá dançar e cantar em conjunto aos bailarinos e bailarinas. Afinal, não ficar parado é um legado que a cultura do rádio proporciona, também.

O mais novo espetáculo do grupo Diocecena promete trazer ao palco as memórias e a cultura dos principais programas radiofônicos da cidade de Mossoró. E, dessa forma, despertar emoções e embalar sonhos. Unindo corpo, arte, dança, “Na Sintonia do Rádio”, recria o universo dos programas de rádio, além de jingles, vinhetas e atrações que viraram paixões dos ouvintes mossoroenses. 

#paracegover: foto em preto e branco. As bailarinas e bailarinos estão próximos, olhando para o lado. Algumas estão com o tronco baixo, e todas estão segurando aparelhos de rádio. Eles e elas estão numa sala. Fotografia: desconhecido.

A era do rádio, não só na cidade, mas no mundo, teve um papel fundamental na formação do nosso povo e da nossa cultura. Transformou hábitos, trouxe inovações, construiu elos, expandiu ideais, aperfeiçoou a comunicação, e se tornou a maior atração do país. Até hoje, é imensurável a importância desse elemento na nossa história. Sobretudo em Mossoró, cidade onde a rádio é uma companhia quase física de muitos e, até hoje, parceira de emoções, entretenimento e notícias. 

No espetáculo do grupo de dança do Colégio Diocesano Santa Luzia, es bailarines tecem seus gestos e suas relações espaço-temporais além das cenas, invadindo a imaginação do público, fazendo-a ampliar dentro de um universo já familiarizado. Dançando inquietudes, “Na Sintonia do Rádio” mistura movimento, música e poesia com uma performance pulsante.  Convidando, assim, o espectador e espectadora a experienciar emoções que encantam e que transformam o seu olhar através da comunicação ouvida e falada.

“A ansiedade e o friozinho na barriga sempre estão presentes. Mas estamos muito felizes com o resultado. Os bailarinos estão curtindo muito e amando cada detalhe, Ensaiamos todos os dias à noite, e já estamos prontos para subir no palco”.
Roberta Schumara, coreógrafa do grupo Diocecena. 

Você não perde por sintonizar! Entre os dias 25 e 27 de novembro de 2022, no Teatro Dix-huit Rosado, às 19:30h, acontece o espetáculo “Na Sintonia do Rádio”, do grupo Diocecena, com direção e coreografia da professora Roberta Schumara. Uma homenagem aos mais importantes programas das rádios e atrações radiofônicas da cidade de Mossoró.

Aproveitem…

SERVIÇO:

O que é? Espetáculo “Na Sintonia do Rádio”, do grupo Diocecena;
Quando? 25 a 27 de novembro de 2022;
Onde? Teatro Municipal Dix-huit Rosado (Av. Rio Branco, Centro, Mossoró/RN);
Horário? 19:30h;
Ingressos antecipados à venda no Colégio Diocesano Santa Luzia ou na bilheteria do Teatro Dix-huit Rosado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram