Essa é para quem gosta de literatura. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) promove entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 o primeiro festival literário da instituição, denominado Macambira. O evento acontece no interior da universidade e conta com uma programação cultural extensa, envolvendo todo o universo da literatura, com lançamento de livros, exposições, oficinas, palestras, entre outros, mas não só. O Macambira conta também com atividades relacionadas à dança, artes cênicas, exposições fotográficas, jogos educativos, e muito mais.

#paracegover: banner do Macambira. Ao centro, os letreiros: “Festival Literário da UFERSA” com a cor azul-turquesa. Na lateral, um detalhe de retas com a mesma cor. Ao fundo, cor fosca bege.

Quem abriu o evento, nesta quarta-feira (16), às 18h, foi o poeta cearense Mailson Furtado Viana, vencedor do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias Poesia e Livro do Ano. Na noite da quinta-feira, será a vez do escritor José Almeida Júnior. Célebre por suas produções literárias, o artista é vencedor do Prêmio SESC e finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura.

Para finalizar, na noite de encerramento, no dia 18 de novembro, sexta, serão anunciados os vencedores ou as vencedoras do primeiro Concurso Literário da UFERSA. A chamada pública foi lançada em julho e, de lá para cá, recebeu mais de 50 textos inéditos nos gêneros crônica, conto e poesia. Olha só que bacana! Os selecionados terão os seus escritos publicados em um livro pela EdUfersa – Editora Universitária da UFERSA.

A programação é inteiramente gratuita e aberta a toda a comunidade interna e externa da instituição. O 1º Macambira acontece na lateral da Biblioteca Orlando Teixeira, Lado Leste, Campus Sede, em Mossoró. Além da literatura, o evento ainda contará com apresentações dos grupos de teatro Cia. Escarcéu, Grupo Baobá da UFERSA, O Pessoal do Tarará, GRUTUM, Macaratu Reis de Paus, além de performances musicais, como o rapper Cumpadi Caboco e os artistas Airton Cilon e Álex Martins.

Durante os três dias, o/a/e visitante poderá acessar mostras fotográficas, exposições de HQ’s, participar de competições de grupos de K-Pop e, para o público infantil, será montada a Casa de Leitura, uma iniciativa voltada à contação de histórias e recreação.

“O Macambira visa promover e difundir a importância da leitura para toda comunidade mossoroense. Eventos como esses são de extrema importância, pois ajudam na formação pessoal e cultural dos participantes”.
Professor Paulo Gustavo, pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufersa.

Esta é a primeira edição do Macambira. Sem dúvida, primeira de muitas. o Festival nasce com o objetivo de promover um ambiente pluricultural na instituição a partir da valorização das diversas linguagens artísticas e, sobretudo, literárias.

#paracegover: há um livro em pé apoiado numa parede. Na capa, o título “Crises da Democracia – Fissuras, impasses e perspectivas” na cor laranja (título) e branca (sub-título). Na parte superior, os nomes dos autores e autoras e na parte inferior, a logo da Edufersa, editora da universidade. O livro tem cor cinza, e a parede, branca. Fotografia: desconhecido.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 16/11

18h – Maracatu Reis de Paus
18h30 – Solenidade de abertura
19h – NAC Ufersa (Apresentação de Choro)
19h30 – Escritor Maílson Furtado
20h30 – K- Pop (Competição de grupos)

Dia 17/11

7h30 – Casa de Leitura para Criança (Diana Lunardi e Vitor Lunardi)
9h – Rodrigo Vieira, Palestra Direitos Culturais
9h – Cia Escarcéu de Teatro (Onde as histórias se encontram)
9h30 – Grupo Baobá da Ufersa (A ciência da roda ou a roda da ciência?)
15h – Rafaella Costa (A construção social do humano a partir da fala de LGBT’s em formação)
17h30 – NAC Ufersa (Violão)
18h – Cumpadi Caboco (Poeta performista)
18h15 – O Pessoal do Tarará (Ai, meu Deus! A inacreditável saga de Maria Miséria e Zé Pobreza)
19h – Felipe Araújo, Lançamento da obra Crises da Democracia
19h30 – GRUTUM (O Nada)
20h – Escritor José Almeida (Bate-papo, mediação jornalista Moisés Albuquerque)
21h – Airton Cilon (Apresentação musical)

Dia 18/11

9h – Carmelindo Rodrigues da Silva (A literatura negra e o movimento de resistência)
9h – Casa de leitura para adulto (Diana Lunardi e Vitor Lunardi)
18h – Maracatu Reis de Paus
19h – Higo Lima, Passos Júnior e Renata Jaguaribe (Lançamento da obra 40 Horas de Angicos)
19h30 – NAC Ufersa (Dança Contemporânea)
20h – Vanda Jacinto e Luiza Gurgel (Recital)
21h – Premiação do I Concurso Literário da Ufersa
21h30 Álex Martins (Cantor)

E mais

Exposição de HQs
Exposições fotográficas
Jogos Analógicos

SERVIÇO:

O que: Macambira – I Festival Literário da Ufersa
Quando: 16 a 18 de novembro de 2022 (quarta a sexta)
Onde: Campus Sede, em Mossoró, Lado Leste, na lateral da Biblioteca Orlando Teixeira
Quanto: Programação gratuita.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram