Que Mossoró é um polo quando o assunto é arte e cultura, isso não é novidade para ninguém. Por aqui, novos e novas artistas surgem diariamente para fortalecer e abrilhantar ainda mais o segmento, seja na dança, teatro, música, fotografia, artes plásticas, artesanato, escultura ou em qualquer outra linguagem. No audiovisual, a potencialidade cultural também é pulsante e admirável. Principalmente, porque o que acontece hoje, na verdade, tem traços de um passado cheio de criatividade e perseverança. 

Vindo de uma história onde os primeiros capítulos foram rabiscados ainda no ano de 1908, o audiovisual mossoroense é marcado por uma trajetória constituída por nomes singulares, projetos inesquecíveis e respeitadas tentativas para a perpetuidade de um movimento guiado pela sétima arte. É nesta terra, que sementes tiveram que ser plantadas a fim de serem colhidas no agora, ou, até mesmo, no amanhã. 

Alimentando-se dessa ponte do passado com o futuro e sendo presente para o fortalecimento do cinema mossoroense, nove produtores e produtoras audiovisuais da cidade se encontraram uns nas outras e umas nos outros na busca incessante pelo mesmo objetivo: produzir cinema. Diante disso, em fevereiro de 2022, essas pessoas deram início às primeiras linhas do que hoje está sendo lançado oficialmente: o Cafundó de Gente Coletivo Audiovisual.

#paracegover: logo oficial do Cafundó de Gente. Ela é formada por um símbolo de rec (em vermelho), play (em amarelo) e pause (em cinza grafite), onde juntos formam um quadrado. Abaixo, tem o nome do Cafundó de Gente e logo abaixo do nome, o complemento “Coletivo Audiovisual” num tamanho de fonte menor. A arte foi feita por Daniel Mercury.

Em consonância com o crescimento da sétima arte tanto no Nordeste quanto no Rio Grande do Norte como um todo, o Cafundó de Gente vem para somar ao fomento do audiovisual em solo norte-riogrande; expandir as produções cinematográficas feitas por aqui, sobretudo, em Mossoró; e fortalecer esse movimento feito por nós, potiguares e nordestinas(os).

Entre os e as integrantes do Coletivo, estão: Luiza Gurgel, artista, bailarina, escritora, produtora cultural, jornalista, documentarista, produtora audiovisual, codiretora da Atuá Produções e redatora da plataforma Reticências Culturais; Plínio Sá, ator, diretor, cineasta, produtor cultural, codiretor da Atuá Produções e idealizador do Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (FACIM); Esdras Marchezan, jornalista, professor, escritor, produtor audiovisual e cultural, documentarista e atual Pró-reitor de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN); Madson Ney, ator, diretor, produtor audiovisual, roteirista, produtor cultural e diretor da Embolada Filmes; Evelyn Freitas, diretora de fotografia, produtora audiovisual e codiretora da Flex Produções; Medson Rigne, artista, produtor cultural, técnico de áudio e integrante da Cia. Pão Doce de Teatro; Artur Marques, professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e produtor audiovisual; Elli Cafrê, documentarista, jornalista, produtora audiovisual e roteirista da Rede Globo; e Fefo, artista, produtor audiovisual, jornalista, documentarista e gestor de conteúdo da TCM Telecom.

#paracegover: os nove integrantes do Cafundó de Gente estão juntes, posando para a foto. Da esquerda para a direita, estão: Esdras Marchezan, Madson Ney, Elli Cafrê (sentada), Evelyn Freitas, Plínio Sá, Artur Marques (por trás), Medson Rigne, Fefo e Luiza Gurgel. Ao centro delxs tem uma mesa, com copos e taças, e ao redor, um quintal com artes penduradas e pintadas nas paredes. Fotografia: Cafundó de Gente.

Entre reuniões, encontros, análises e conversas, surge a ideia de começar as produções cinematográficas do Coletivo pelo trabalho que hoje se tornou “50%”. Com idealização de Madson Ney, o curta-metragem fala sobre três assaltantes que tentam roubar um banco de uma cidade, porém, veem o plano dar errado, e o dinheiro também. Diante dessa situação, eles acabam tendo que decidir o que fazer com os milhões de reais que iriam levar. 

Além do filme trazer o gênero de ficção para o centro do debate, ele resgata ainda uma temática presente no decorrer da história desse país, que é o assalto a bancos. Com diálogos intensos e profundos, o filme vai se desenrolando, e o público acompanha com tensão e expectativa. A direção é de Luiza Gurgel e Madson Ney; o elenco é formado por Plínio Sá, Madson Ney e Thiago Bento; a direção de fotografia é de Evelyn Freitas; a direção de arte, de Fefo; entre outros produtores da cidade. 

É importante informar que o primeiro curta-metragem do Cafundó de Gente foi feito inteiramente em Mossoró, desde as pessoas envolvidas até as locações. Tudo foi adaptado para ser genuinamente mossoroense. Na equipe, profissionais também de outras áreas foram convidados a participar, como Nicole Frota, que trabalha com moda e pela primeira vez assinou o figurino de um filme; Gabriel Azevedo, artista e psicólogo, que foi o responsável pela maquiagem dessa produção; Daniel Frota, que é estudante do curso de Jornalismo da UERN e foi quem fez o som direto da obra; entre outros nomes. em suma, pessoas que, de uma forma ou de outra, foram atraídas pela coletividade do audiovisual.

#paracegover: cartaz oficial do curta-metragem “50%”, realizado pelo Cafundó de Gente Coletivo Audiovisual. Na capa, o personagem interpretado pelo ator Plínio Sá está em primeiro plano, fumando. De fundo, o personagem do ator e diretor Madson Ney, desfocado. Na parte superior do cartaz, tem os nomes do elenco, e log abaixo, o título “50%” rabiscado na cor branca. Na parte inferior, o nome “direção” seguido de “Luiza Gurgel e Madson Ney”, e abaixo, a realização e a produção.

Esperamos que com “50%” e, sobretudo, com o Cafundó de Gente Coletivo Audiovisual, o público externo, entre sociedade civil, autoridades públicas, instituições, e tudo mais, tenham noção da importância do universo do cinema para o mundo como um todo. O audiovisual movimenta, fascina, expande. O audiovisual revela, simula, acontece. E através dele, podemos ser e salvar. O Coletivo já está contribuindo ao contexto da sétima arte no RN desde antes mesmo de começar. E só isso já é suficiente para que o cinema seja respeitado e valorizado como ele deve ser. 

Agora, “50%” vai para o mundo, e o Cafundó de Gente, para vida. A ideia se materializa, e, junto a ela, o desejo e a esperança de um mundo onde a pluralidade de cada indivíduo se equilibra com a individualidade do que é ser plural. O pause só na hora de apertar o rec, porque uma hora gravando, o filme da vida real não tem ponto final; tem vírgula, como a que a gente ultrapassa neste momento. 

Todos, todas e todes estão convidados a comparecer ao lançamento oficial do Cafundó de Gente Coletivo Audiovisual, na sala de cinema do SESC Mossoró, a partir das 19h. Na ocasião, vamos ter a chance de conversar um pouco sobre o grupo e sobre o nosso curta-metragem, “50%”, que será estreado, em exibição única, durante a programação do evento. O filme foi produzido pela Atuá Produções, Flex Produções e Embolada Filmes, e realizado pelo Cafundó de Gente.A entrada é gratuita. Só é recomendado que o público leve 1 kg de alimento não-perecível para ser doado, ao fim, ao Programa Mesa Brasil.

A gente tem uma espécie de slogan que diz mais ou menos assim: nós somos um aglomerado de gente dos cafundó do Rio Grande do Norte que caminha em busca do próprio cafundó: o audiovisual. É por aí…

#paracegover: em primeiro plano, Luiza Gurgel (diretora) e Evelyn Freitas (diretora de fotografia) estão de costas para a foto. À frente delas e em segundo plano, de frente para a câmera, estão Plínio Sá (ator) e Madson Ney (ator e diretor) dentro de um carro preto. Fotografia: Marília Gurgel.

SERVIÇO

O que é? Lançamento oficial do Cafundó de Gente Coletivo Audiovisual e a estreia do curta-metragem original “50%”;
Onde? Sala de cinema do SESC Mossoró;
Quando? Nesta quinta-feira, dia 02 de fevereiro de 2023;
Horário? 19h;
Observações? Levar 1 kg de alimento não-perecível.

REDES SOCIAIS

Instagram: @cafundodegente
Email: cafundodegente@gmail.com

MAIS ALGUMAS FOTOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram