COMEÇA HOJE!!!

Com o intuito de promover a difusão dos talentos do Estado Potiguar no cinema independente, fortalecendo-os, o SESC RN realiza mais uma edição da Mostra Sesc de Cinema. Com programação totalmente gratuita e acessível, a 5ª edição do evento começa nesta segunda-feira (21) e vai até a quarta (23), nas cidades de Mossoró, Natal, Caicó e Macaíba, com filmes do Panorama Rio Grande do Norte.

Aqui na Capital do Oeste Potiguar, as exibições acontecem na sala de cinema do Sesc Mossoró, a partir das 19h, e ao final de cada dia, haverá bate-papos com diretores e diretoras de algumas obras da programação.

#paracegover: cartaz oficial de divulgação, com cor lilás e mordas, amarelo-esverdeado, com a hashtag #vmsdc. Ao centro, em destaque “panorama Rio Grande do Norte MSDC” e “21 a 23 de novembro”. Mais abaixo, informações de locais (Natal, Mossoró, Caicó e Macaíba); do link de acesso à programação; a logo do SESC.

Para este ano, a V Mostra SESC de Cinema recebeu mais de 1.600 obras audiovisuais de todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram 1609 produções. Entre elas, filmes de artistas potiguares, sobretudo, mossoroenses, que foram selecionados para compor a programação, além de obras produzidas em Caicó, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Lagoa Nova, Currais Novos, Carnaúbas e Natal.

Olha só alguns dos filmes que foram produzidos em Mossoró que vão estar na programação da Mostra: “Vindouro”, de direção de Wigna Ribeiro. O filme fala sobre um cenário em que a população, esquecida pelo Governo, faz justiça com as próprias mãos em um Nordeste assolado pela pobreza e pela seca. Agora, além da fome, a família tem outra preocupação: esconder um grande segredo que ameaça as suas vidas.

#paracegover: na imagem, pai, filho e filha estão em pé, olhando para uma fotografia pendurada na parede. A mãe está ajoelhada na frente dos outros, com os braços apoiados sob a mesa e as mãos juntas apoiando o rosto, que está levemente virado para baixo. Seus olhos estão fechados. Na mesa, há velas acesas. Eles estão dentro de uma casa, com o telhado a mostra. Fotografia: Wigna Ribeiro.

Outro filme mossoroense é “Chico Augusto: O Inventor”, com direção de Renata Soraya e Dionízio do Apodi. A obra fala sobre Chico Augusto, um mestre do município de Apodi. Desde cedo, ele viu que tinha vocação para inventar, mexer com engrenagens. E assim, passou a fazer suas invenções e a se destacar com sua inteligência, raciocínio rápido e frases filosóficas. Chico Augusto tornou-se o guardião das águas da Barragem de Santa Cruz. Esse filme faz parte da série “Mestres do Apodi”, realizado pela mesma diretora e diretor. 

#paracegover: Chico Augusto à frente da foto com uma camisa quadriculada azul com branco e um boné verde. Em segundo plano, uma de suas invenções com seu nome estampado e o nome do município, e em terceiro plano, a barragem do Apodi. Fotografia: Ari Oliveira.

Veja outros episódios da série “Mestres do Apodi” clicando aqui

E, de todo o RN, a gente vai poder assistir filmes que, muitos, já ouvimos falar e não temos oportunidade para tal, tais como: “Dionísia, Poema Além da Floresta”, de Nilson Eloy; “Olho Em Perfeito Silêncio Para as Estrelas”, de Dynho Silva; “Corpo Seco”, de Bruno César; “Vale do Vento Eterno”, de Pedro Medeiros; e muito mais. 

Um dos selecionados vindos da Capital do RN é o filme “Sideral”, dirigido por Carlos Segundo. O curta-metragem de ficção se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na base aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela (interpretada pela atriz Priscilla Vilela), Marcos (interpretado pelo ator Ênio Cavalcante) e seus dois filhos. O filme já é reconhecido ao redor do mundo. Teve sua estreia no 74º Festival de Cannes, em 2021. Além de já ter circulado por diversos festivais, em 26 países, levando 31 premiações. “Sideral” é a primeira produção potiguar na história a concorrer à Palma de Ouro e está na corrida para receber uma indicação ao Oscar 2022. 

Este curta foi selecionado para representar o Rio Grande do Norte na Mostra Sesc de Cinema e no Panorama Brasil, também da entidade, que oferece até o dia 30 de novembro de 2022, filmes independentes brasileiros de forma gratuita e online. Confira todas as obras através dos links: Panorama Brasil e Panorama Infanto-Juvenil.

#paracegover: imagem em preto e branco. Ao fundo, menino olhando para o céu, com a mão direita sob os olhos, tentando enxergar. Por trás dele, há uma casa e por trás da casa, coqueiros. Em destaque na fotografia, há logos de festivais que o filme já passou. Em tamanhos maiores, o Festival de Cannes e The Chicago Internacional Film Festival. Fotografia: desconhecido.

No portal do Sesc RN (sescrn.com.br), é possível consultar informações mais detalhadas, como ficha técnica, sinopse, etc, além de ver quais outros filmes estão participando da V Mostra Sesc de Cinema, horários e locais de exibição em cada cidade.

As sessões que acontecem nesta segunda (21), terça (22) e quarta-feira (23), aqui em Mossoró, são abertas ao público em geral, além de que escolas da rede pública e privada de ensino, Organizações Não Governamentais (ONG’s) e grandes grupos ainda têm a possibilidade de realizar um agendamento prévio para assistir aos filmes. 

A Mostra é uma oportunidade de tornar acessível os destaques da produção audiovisual para todos os públicos, assim como de fortalecer o cinema nacional, oferecendo novas narrativas, temáticas, cenários e atores, aplicando o repertório cultural no Rio Grande do Norte e no Brasil. 

“[A Mostra SESC de Cinema] fomenta os filmes de realizadores independentes do RN que não têm chances de tela nos grandes cinemas. E pode surpreender, trazendo filmes bons e de qualidade. Democratiza o acesso também para quem não pode pagar”.
Wigna Ribeiro, diretora de “Vindouro”. 

A Mostra Sesc de Cinema reúne produções de temas diversificados, que por vezes não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras. Em sua quinta edição, o projeto se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do Brasil, cada vez mais inserido e consolidado no circuito de festivais de cinema do país. 

SERVIÇO:

O que? V Mostra Sesc de Cinema – Panorama Rio Grande do Norte;
Quando? 21 a 23 de novembro de 2022;
Horário? 19h;
Onde? Natal, Macaíba, Caicó e Mossoró (sala de cinema do SESC);
Confira a programação detalhada no Portal do SESC RN (clique aqui)

Agendamentos? 
– Natal: (84) 3133-0360 
– Macaíba: (84) 3271-1433 
– Caicó: (84) 3421-2337 
– Mossoró: (84) 3312-9811 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram