Um é bom… dois é melhor ainda. Por isso, hoje vamos relembrar o segundo episódio da série Mestres do Apodi, lançada no mês de maio de 2021, realizada e produzida pela artista Renata Soraya e por Dionízio do Apodi. 

No projeto, os artistas homenageiam mestres e mestras do município de Apodi. Figuras importantes para a história e para a cultura da cidade. 

No primeiro episódio, vocês conheceram Chico Augusto, o inventor. Hoje, vocês saberão quem é o mestre Raposo, um tradicional mestre-cuca dos pastéis e o rei do congo de Apodi.  

Aproveitem!

#paracegover: Foto estilo 3×4. Raposo está com um rosto bem expressivo, sorrindo, com óculos de grau, cavanhaque, olhos espremidos, vestindo roupa característica do congo, com uma coroa de rei vermelha com dourado. O fundo está desfocado, mas dá para perceber uma árvore. FOTOGRAFIA: Ari Oliveira.

SINOPSE:

Há mais de trinta anos ele tem uma rotina de acordar cedo e ir todos esses anos o colocou numa posição de ser conhecido entre os apodienses de todas as regiões do município. Difícil imaginar a feira de Apodi sem ele porque ele também é a própria feira. Teve uma infância rica, de proximidade afetiva com a Lagoa do Apodi, jogou futebol, participou de festas. Em sua juventude adorava brincar carnaval e foi goleiro da Seleção Apodiense de Futebol PORQUE GOSTAVA, e não por ser ruim jogador de linha, como acontece com a maioria dos goleiros. Ele é mestre-guardião de uma brincadeira que se tem registro de apodienses brincando desde o início dos anos trinta, do século passado. Detentor de um tesouro valioso, ele defende a existência das brincadeiras de congos, herança recebida de seu pai. Do Apodi para o mundo, o rei do congo apodiense: Raposo dos Pastéis.

#paracegover: Seu Raposo com uma máscara preta, touca vermelha, camisa rosa, avental vermelho, com um saco na mão esquerda. Ele está fritando pastéis no mercado. Em primeiro plano desfocado tem uma grade. FOTOGRAFIA: Ari Oliveira.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram