Com uma trajetória de mais de 20 anos de estrada, o tempo não é um problema para a Cia. Máscara de Teatro. A cada novo instante, uma nova possibilidade de existir e resistir fazendo o que a mantém viva: arte. E a cada nova possibilidade, um novo trabalho, com delícias e dores diferentes, mas sobretudo, unicidade… como o que estreia nesta quinta-feira (28): Desassossegos.

Buscando experienciar linguagens ainda pouco exploradas pela Companhia, Desassossegos, o novo espetáculo do grupo, permeia o audiovisual e o teatro numa tentativa de incitar o incômodo presente em nosso arredor. Como eles mesmos dizem: “o que lhe incomoda? O que lhe tira do sério, perde o norte, as estribeiras? É o universo que A Máscara de Teatro busca enveredar em seu novo trabalho intitulado ‘Desassossegos’”. 

#paracegover: dois rostos divididos formando apenas um. O rosto da esquerda é do ator Jeyzon Leonardo: cabelos pretos, curtos e cacheados, olhos escuros e bigode. O rosto da direita é da atriz Luciana Duarte: cabelos cacheados, ruivos e na altura da orelha. olhos escuros. Ele e ela estão sérios. Fundo preto. FOTOGRAFIA: desconhecido.

O novo trabalho da Cia. nasce de uma pesquisa a partir do saber piagetiano, ou seja, baseado na teoria de Jean Piaget, psicólogo, biólogo e pensador suiço, na qual diz que a evolução do sujeito se dá através de um conhecimento menor para um maior. Além disso, os estudos para a nova obra passam também pelo Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.

Em cena, estão a atriz Luciana Duarte e o ator Jeyzon Leonardo, integrantes do grupo teatral. Quem assume a direção é o maranhense Marcelo Flecha – também diretor de outros espetáculos da Companhia. 

#paracegover: Marcelo Flecha é branco, tem cabelos escuros e grandes. Ele está sorrindo e usando uma camiseta amarela com detalhes pretos. FOTOGRAFIA: desconhecido.

Devido à distância e à pandemia, ele coordenou os trabalhos remotamente, por meio de videoconferências. No entanto, segundo ele, o trabalho não está encerrado; o que será apresentado é uma espécie de “abertura de processo”. O espetáculo presencial ainda deve acontecer em algum momento, mas até lá, segue se consolidando nesse meio teatro, meio audiovisual, meio teatro-audiovisual, teaudiovisual, audioviseatro, enfim… arte. 

“É a entrega angustiante de dois artistas à sua arte”.
Jeyzon Leonardo, ator.

A estreia nacional de Desassossegos acontece nesta quinta-feira (28), às 20h, no canal dA Máscara de Teatro no Youtube. O espetáculo será gratuito e quem quiser, pode participar. Após a exibição, terá um bate-papo online aberto para para o público, onde todas, todos e todes poderão discutir o trabalho em uma videoconferência pelo google meet através deste link: https://meet.google.com/afg-jnjh-hnt

Segue o link para a estreia logo mais:

SINOPSE

“Desassossegos” é a abertura de processo do novo espetáculo da Cia. A Máscara de Teatro. Na peça de autoficção, a atriz Luciana Duarte e o ator Jeyzon Leonardo buscam penetrar no âmago das suas angústias, sem filtros estéticos nem cosméticas psíquicas. É o desabafo dos seus desassossegos, e pulsa mais como um manifesto exigindo que deixem o artista respirar.

FICHA TÉCNICA

Direção: Marcelo Flecha
Produção Executiva: Luciana Duarte
Dramaturgia: Marcelo Flecha, Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo
Elenco: Luciana Duarte, Jeyzon Leonardo, Marcelo Flecha e Andreilson de Castro
Captação de Imagens: Andreilson de Castro (Marcelo Flecha – Leitura da justificativa)
Edição de Vídeo e Áudio: Andreilson de Castro
Designer Gráfico: Jeyzon Leonardo
Realização: Cia A Máscara de Teatro
Agradecimentos: Hotel Villa Oeste, Mármores e Granitos, Daniela Rosado, Priscila Dorcas, Francisca Ferreira (Leleta), Chrystian de Saboya e Tony Silva.
Créditos Institucionais: Este projeto está sendo executado com recursos do Prêmio Fomento de Incentivo à Cultura Maurício de Oliveira 2019 e no edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram