Pessoal, se prepare… porque hoje começa o Festival DOSOL Interior do RN 2021!!!
Nesta sexta-feira (27) e neste sábado (28), acontece o Festival DoSol Online – Interior do RN, e a programação contará inteiramente com artistas das cidades de Mossoró, Pau dos Ferros e Santa Cruz. O evento será transmitido no canal do youtube do DoSolTV, a partir das 19h.
O Festival DoSol é um evento conhecido internacionalmente e todes des maiores artistas da Música Popular Brasileira Independente já pisaram nesse palco. Nomes como: Letrux (RJ), Céu (SP), Terno Rei (SP), Rosa Neon (MG), Romero Ferro (PE), Metá Metá (SP), Carne Doce (GO), já passaram por lá. Segundo uma das idealizadoras do DoSol, Ana Morena, o Festival chegou a ter cerca de 200 bandas por edição. Isso multiplicado por 16 anos de existência do evento musical, daria uma ideia do tanto de gente que constitui esse corpo chamado DoSol.
O Festival, na verdade, é um dos tentáculos do combo cultural DoSol, um conjunto de mecanismos de produção e realização artística e fomento à cultura potiguar. Além do Festival de música, eles também têm o projeto Pôr do Som; a Incubadora Dosol; o Natal Instrumental; entre outros braços. O DoSol foi criado no ano de 2001 pela produtora, baixista e atual presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Ana Morena, e pelo músico e produtor cultural amazonense que adotou a cidade de Natal [ou Natal que o adotou? rsrs], Anderson Foca.
Neste ano, depois de passar um tempo impossibilitado de realizar – principalmente por questões financeiras -, o Festival DoSol Interior volta a acontecer. E em grande estilo. Esse formato do evento proporciona uma visibilidade maior de artistas e bandas dos municípios interioranos do Rio Grande do Norte, que, em alguns casos, sentem mais dificuldades daquelxs que vivem na Capital. Ramificar o Festival para o Interior é um dos maiores incentivos que o Estado como um todo pode receber.
E olha, Ana Morena e Anderson Foca não brincam quando o assunto é sério rsrs. Conversando com Ana, ela me disse que eles procuram as melhores condições para a realização do DoSol Interior; buscam os melhores caminhos para dar os aparatos ideais aos e às artistas. E sempre em consonância com outros produtores e produtoras locais.
O DoSol Interior já passou por cidades como Currais Novos, Santa Cruz, Assu, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, entre outras. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, ficou ainda mais difícil realizar o evento, quiçá presencialmente. Como uma luz no fim do túnel, o Festival foi aprovado na Lei Aldir Blanc – lei de incentivo à cultura criada em 2020 para ajudar artistas prejudicades pelos impactos da pandemia – Rio Grande do Norte, e dessa forma, acontece de forma virtual nesta sexta (27) e sábado (28).
“A gente conseguiu promover um projeto online, mas já deu muito o gostinho do que é, porque o interior é absolutamente criativo, com artistas absurdos, fantásticos, e é sempre maravilhoso poder dar visibilidade para isso”. Ana Morena, idealizadora do Festival DoSol.
Saca só a programação do Festival DoSol Online – Interior do RN de 2021:
PROGRAMAÇÃO:
Na sexta-feira (27/08), a partir das 19h, terá:
- Vídeos de edições anteriores do Festival DoSol Interior;
- Eliano;
- CoisaLuz;
- Hell Lotus;
- Boats.
No sábado (28/08), a partir das 19h, terá:
- Vídeos de edições anteriores do Festival DoSol Interior;
- Mariano Tavares;
- Mad Grinder;
- Ragganorte;
- New Fight;
- PotatoHead.
Os shows foram gravados no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, respeitando todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. A curadoria do evento foi baseada na seleção de bandas e artistas que estão se movimentando no cenário musical; sempre lançando novos trabalhos; produzindo; se articulando; que não estão parados e que estão buscando impulsionar suas artes. Ana Morena e Anderson Foca tiveram o apoio local des amiges e produtorxs Mykaell Bandeira, Rafaum Costa e Lorena Rocha, Vitória Bessa, Gil Holanda, entre outros.
“Foi uma vibe muito massa de gravar! E eu acho que vocês vão sentir isso quando assistirem aos shows.” Ana Morena, uma das idealizadoras do Festival DoSol.
Por enquanto, o jeito é matar a saudade do Festival DoSol através de uma tela, ou seja, de forma online, e curtir bastante em casa, maaaas, na realidade, só vai deixar a gente com mais saudade. E assim, quando pudermos sentir o calor humano e a energia desse Festival, não economizarmos na endorfina. Segundo Ana Morena, a ideia é realizar tudo presencial em 2022. Claro, tudo que for possível dentro das circunstâncias aceitáveis de biosegurança à saúde pública, com muita organização e participação de todos e todas das cidades por onde eles passarem. Ela já avisou: aguardem, que vem coisa boa por aí…”. Até lá, a gente curte esta sexta e este sábado de muito Festival DoSol Interior do RN!!!
Comentar esse artigo