Pessoal, se prepare… porque hoje começa o Festival DOSOL Interior do RN 2021!!! 

Nesta sexta-feira (27) e neste sábado (28), acontece o Festival DoSol Online – Interior do RN, e a programação contará inteiramente com artistas das cidades de Mossoró, Pau dos Ferros e Santa Cruz. O evento será transmitido no canal do youtube do DoSolTV, a partir das 19h.

O Festival DoSol é um evento conhecido internacionalmente e todes des maiores artistas da Música Popular Brasileira Independente já pisaram nesse palco. Nomes como: Letrux (RJ), Céu (SP), Terno Rei (SP), Rosa Neon (MG), Romero Ferro (PE), Metá Metá (SP), Carne Doce (GO), já passaram por lá. Segundo uma das idealizadoras do DoSol, Ana Morena, o Festival chegou a ter cerca de 200 bandas por edição. Isso multiplicado por 16 anos de existência do evento musical, daria uma ideia do tanto de gente que constitui esse corpo chamado DoSol. 

O Festival, na verdade, é um dos tentáculos do combo cultural DoSol, um conjunto de mecanismos de produção e realização artística e fomento à cultura potiguar. Além do Festival de música, eles também têm o projeto Pôr do Som; a Incubadora Dosol; o Natal Instrumental; entre outros braços. O DoSol foi criado no ano de 2001 pela produtora, baixista e atual presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Ana Morena, e pelo músico e produtor cultural amazonense que adotou a cidade de Natal [ou Natal que o adotou? rsrs], Anderson Foca. 

 Neste ano, depois de passar um tempo impossibilitado de realizar – principalmente por questões financeiras -, o Festival DoSol Interior volta a acontecer. E em grande estilo. Esse formato do evento proporciona uma visibilidade maior de artistas e bandas dos municípios interioranos do Rio Grande do Norte, que, em alguns casos, sentem mais dificuldades daquelxs que vivem na Capital. Ramificar o Festival para o Interior é um dos maiores incentivos que o Estado como um todo pode receber.

E olha, Ana Morena e Anderson Foca não brincam quando o assunto é sério rsrs. Conversando com Ana, ela me disse que eles procuram as melhores condições para a realização do DoSol Interior; buscam os melhores caminhos para dar os aparatos ideais aos e às artistas. E sempre em consonância com outros produtores e produtoras locais. 

O DoSol Interior já passou por cidades como Currais Novos, Santa Cruz, Assu, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, entre outras. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, ficou ainda mais difícil realizar o evento, quiçá presencialmente. Como uma luz no fim do túnel, o Festival foi aprovado na Lei Aldir Blanc – lei de incentivo à cultura criada em 2020 para ajudar artistas prejudicades pelos impactos da pandemia – Rio Grande do Norte, e dessa forma, acontece de forma virtual nesta sexta (27) e sábado (28).

A gente conseguiu promover um projeto online, mas já deu muito o gostinho do que é, porque o interior é absolutamente criativo, com artistas absurdos, fantásticos, e é sempre maravilhoso poder dar visibilidade para isso”. Ana Morena, idealizadora do Festival DoSol. 

Saca só a programação do Festival DoSol Online – Interior do RN de 2021:

PROGRAMAÇÃO:

Na sexta-feira (27/08), a partir das 19h, terá:

  • Vídeos de edições anteriores do Festival DoSol Interior;
  • Eliano;
  • CoisaLuz;
  • Hell Lotus;
  • Boats.

No sábado (28/08), a partir das 19h, terá:

  • Vídeos de edições anteriores do Festival DoSol Interior;
  • Mariano Tavares;
  • Mad Grinder;
  • Ragganorte;
  • New Fight;
  • PotatoHead.

Os shows foram gravados no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, respeitando todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. A curadoria do evento foi baseada na seleção de bandas e artistas que estão se movimentando no cenário musical; sempre lançando novos trabalhos; produzindo; se articulando; que não estão parados e que estão buscando impulsionar suas artes. Ana Morena e Anderson Foca tiveram o apoio local des amiges e produtorxs Mykaell Bandeira, Rafaum Costa e Lorena Rocha, Vitória Bessa, Gil Holanda, entre outros. 

Foi uma vibe muito massa de gravar! E eu acho que vocês vão sentir isso quando assistirem aos shows.” Ana Morena, uma das idealizadoras do Festival DoSol.

Por enquanto, o jeito é matar a saudade do Festival DoSol através de uma tela, ou seja, de forma online, e curtir bastante em casa, maaaas, na realidade, só vai deixar a gente com mais saudade. E assim, quando pudermos sentir o calor humano e a energia desse Festival, não economizarmos na endorfina. Segundo Ana Morena, a ideia é realizar tudo presencial em 2022. Claro, tudo que for possível dentro das circunstâncias aceitáveis de biosegurança à saúde pública, com muita organização e participação de todos e todas das cidades por onde eles passarem. Ela já avisou: aguardem, que vem coisa boa por aí…”. Até lá, a gente curte esta sexta e este sábado de muito Festival DoSol Interior do RN!!!

#paracegover: Eliano com barba e drads está sentado, com camisa preta, calça verde musgo, segurando um violão, de olhos fechados. À sua frente, dois pedestais e microfones, um direcionado à sua boca e o outro, ao violão. De fundo, plantas e luzes. O cenário é o da gravação do Festival DoSol Online – Interior do RN que começará hoje. FOTOGRAFIA: Iara Marinho)
#paracegover: Da esquerda para direita, está Dayanne Nunes com um vestido bege envolto do pescoço, com o cabelo preso e com a língua de fora, segurando a mão de Flávia Mayara, que está com o cabelo solto, um sorriso expressivo, um batom laranja e um vestido marrom fechado por cima do ombro direito. Ela está segurando a mão de Bianca Cardeal, que está com um vestido amarelo amarrado pelo pescoço, está com um sorriso expressivo, batom vermelho escuro e seu black power. Elas são as integrantes do Coisa Luz. Fundo preto FOTOGRAFIA: desconhecido.
#paracegover: Gil Holanda com bigode, barba rala, cabelo solto, liso, loiro, olhos com sombra forte em tons de vermelho, olhando para a lateral esquerda da foto, ao lado de Vitória Bessa, que está olhando para o lado direito da foto. Vitória está com o cabelo cacheado, preto, sombras fortes também avermelhadas. Ambes séries e sem vestimentas. FOTOGRAFIA: Danielle Freitas.
#paracegover: Imagem tirada durante a gravação do Festival DoSol Online – Interior do RN deste ano. Xs quatro integrantes estão no palco, um tocando baixo, duas, guitarras, e um, bateria. A foto está mais distante. No cenário, plantas, luzes e a logo do DoSol de fundo. FOTOGRAFIA: Iara Marinho.
#paracegover: Foto em estilo 3×4. Mariano está de frente, olhando para a câmera, série, com cabelos cacheados, bigode e barbicha, camisa branca. O lado direito da foto está mais iluminado. De fundo, uma parede lisa. A foto está editada para tons de amarelo. FOTOGRAFIA: desconhecido.
#paracegover: Imagem tirada durante a gravação do Festival DoSol Online – Interior do RN. A foto está mais distante. Dois integrantes estão tocando guitarra e a outra está na bateria. O cantor, Rafaum, está direcionado ao microfone. FOTOGRAFIA: Iara Marinho.
#paracegover: Os três integrantes um ao lado do outro. O primeiro está com brincos e uma camisa branca com um detalhe vermelho; o segundo, está com os braços cruzados, uma camisa preta com detalhes azuis com laranja; o terceiro está de lado, com óculos, brincos, cabelo loiro, barba, uma camisa azul e o braço esquerdo tatuado. Todos estão sérios e à frente do muro de grafite localizado na lateral do Memorial da Resistência de Mossoró. FOTOGRAFIA: Mykaell Bandeira.
#paracegover: Os três integrantes, um ao lado do outro, com camisas pretas, olhando para frente. O do meio usa brincos. A foto está editada com muito contraste e detalhes brancos. FOTOGRAFIA: Felipe S.
#paracegover: Muita luz, cores fortes. Os integrantes estão de máscara. O da esquerda está com uma camisa regata tocando baixo; o da direita, com uma camisa branca e tocando guitarra. A cantora tem os braços tatuados, está com um vestido branco e preto, drads, com as mãos sob o pedestal que está no microfone. FOTOGRAFIA: Geaphotograph.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram