Tem filme mossoroense vindo aí! A Companhia Bagana de Teatro está no processo de gravação do seu primeiro curta-metragem. O filme chama-se Casa do Louvor, e é uma adaptação da peça teatral do grupo que leva o mesmo nome.
O espetáculo ficou em cartaz entre os anos de 2015 e 2019, e é baseada nos costumes e tradições do Alto do Louvor, um bairro antigo de Mossoró-RN, conhecido pelos bares e cabarés presentes na região. Na peça teatral, as atrizes e atores retratam também o preconceito e o descaso desse cenário na cidade. A direção dramatúrgica é assinada pela atriz, jornalista, coreógrafa e preparadora potiguar, Carla Pires Martins.

Com a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de ocupar os palcos, o virtual acabou sendo um destino possível (mesmo que momentâneo) para a realização dos projetos da Cia. mossoroense. Isso somado ao programa de incentivo à cultura, Lei Aldir Blanc, que resultou na aprovação do curta na iniciativa artística. Foi a partir desse contexto, que o filme Casa do Louvor saiu do papel. E, com isso, começou-se uma busca por direção, roteiro, figurino, elenco, produção, maquinário, enfim; tudo que um bom filme requer.
A direção geral do curta-metragem é da atriz paraibana e também diretora Marcélia Cartaxo, nome forte no audiovisual brasileiro que coleciona trabalhos renomados na sua carreira, o que lhe renderam alguns prêmios, como o Urso de Prata, no Festival de Berlim, pela sua atuação no filme A Hora da Estrela, dirigido por Suzana Amaral, e um Kikito de Melhor Atriz, em 2019, no Festival de Gramado, pelo filme Pacarrete, de Allan Deberton. Marcélia aceitou o convite, mas trouxe a sua equipe, formada por Cristiane Fragoso, como diretora assistente, e Bertrand Lira, na consultoria do roteiro.

O roteiro teve que ser totalmente adaptado para a linguagem do cinema. O enredo também sofreu mudanças. Personagens que antes constituíam a peça tiveram que ser repensadas, assim como, atores e atrizes. Quem assume a direção de fotografia é a cineasta conterrânea Wigna Ribeiro; a direção de arte, Marcos Leonardo e Damásio Costa; a captação de som; Samya Alves; o roteiro, Ana Carla Azevedo e Joriana Pontes, esta também atriz da peça e do filme e produtora executiva do mesmo.
Ainda não há previsão de quando o Casa do Louvor será estreia, mas acredita-se que esse momento não está tão longe, uma vez que as gravações já foram finalizadas. Mas [olha que massa!], o Blog RETICÊNCIAS CULTURAIS conversou com Marcélia Cartaxo e Joriana Pontes sobre o curta-metragem. E você já pode conferir a entrevista completa no nosso canal no Youtube, “Reticências Culturais”. Lá, a gente conversou sobre as gravações, as peculiaridades e a magia do cinema, o cenário do audiovisual em Mossoró, a volta de Cartaxo na cidade, e algumas novidades. Para entender, você vai ter que assistir.
Conteúdos e produções como essa serão comuns aqui no Blog.
Sem mais delongas… APROVEITEM!
Comentar esse artigo