Se me dissessem que um dia eu teria a chance de publicá-lo em alguma plataforma, talvez eu duvidasse, no entanto, no fundo, eu sabia que aquilo era possível. Não por mim (Luiza), mas pela potência da arte desse rapaz. O seu nome? Marcos Júnior. Mais conhecido como Juninho, um ser humano que faz as pazes com a vida ao encostar um lápis numa folha de papel, transformando a arte de desenhar no seu maior alimento. 

Para você entender melhor sobre quem eu estou falando, Marcos Antônio de Azevedo Bezerra Júnior é um artista daqui de Mossoró que talvez nem soubesse a sua própria dimensão. Desenhista e pintor desde que nasceu, Juninho recorda que a relação com o lápis, o papel e as cores começou quando ele ainda era um bebê.

“Peguei no lápis pela primeira vez com menos de 1 ano de idade e já começava a criar. Riscava tudo o que via pela frente. Cadeira, sofá, parede, piso. Desde então, nunca faltou lápis e papel para mim”. Marcos Júnior, desenhista.

#paracegover: Juninho está sorrindo, vestindo uma beca de formatura, com os braços cruzados e está levemente inclinado para o lado direito da foto. Por trás, uma bancada com algumas cadeiras desfocadas. FOTOGRAFIA: desconhecido.

No decorrer da sua vida, essa relação com a arte – ou melhor, com a sua arte – foi ficando cada vez mais forte. Era como um pulsar que nem sempre precisava de controle. Juninho olhava para algo, fruía e rapidamente começava a desenhar o que os seus olhos alcançavam. Era bonito de se ver – eu já tive esse privilégio. 

Perguntei a Juninho quem ele é, e o nosso desenhista se descreve como um jovem família, religioso, respeitoso, educado, gentil, amoroso, amigo, fiel, sonhador, bondoso, ansioso, pensativo, apaixonado por cinema, teatro, documentários, pinturas, esporte, história, cultura, e principalmente a de Mossoró. Por fim, ele se diz apaixonado pela vida e pela arte. Entre os seus maiores passatempos, estão a leitura, a escrita e a música, mas o topo dessa lista é demarcado pelo desenho e pela pintura. 

Marcos Júnior é uma das mais de 2 milhões de pessoas que sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Brasil – dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, as principais características do Transtorno são a desatenção, a inquietude e a impulsividade. Mas, sabe, tudo isso só fez aflorar cada vez mais a criatividade e a expansão cognitiva do nosso Menino Júnior. Com isso, durante toda a sua vida, a arte foi a sua maior companheira. Como ele mesmo diz: “é o meu principal ponto de refúgio. Quando eu pego no lápis e no papel, eu esqueço de tudo. Me sinto em outro mundo”. 

Falar sobre TDAH nunca foi fácil para Juninho. A dificuldade de fazer amizades na infância, a sensação de invisibilidade, a compreensão da incompreensão, a exclusão na escola, na faculdade, tudo isso fez com que o diagnóstico afastasse ainda mais a possibilidade de uma vida “normal”. No entanto, o tempo também foi mostrando gradativamente o valor que só Juninho tem, sendo, como ele mesmo diz, “um ser humano como qualquer outro, mas com um referencial de ter recebido como presente de Deus um dom especial”. Sobretudo, o dom da arte.

Hoje, Juninho, em plenos 22 anos, terminou a escola, graduou-se em Design de Interiores e atualmente faz uma pós-graduação em Designs de Interiores, Iluminação e Paisagismo. Apesar de ter tido algumas dificuldades no colégio e na faculdade – dificuldades principalmente de preconceito e discriminação -, a possibilidade de se afunilar cada vez mais no que ele gosta de fazer (que é desenhar e pintar) acaba trazendo mais respostas do que perguntas nessa etapa da vida. 

“Estou me preparando para exercer uma profissão que envolve bastante o desenho, porém, muito mais profissional. Mas, em meio aos estudos, busco tirar um tempo para desenhar e pintar coisas que retratam mais o meu lado pessoal, onde expresso minhas emoções, recordo lembranças. Isso me acalma bastante e me faz esquecer do que sinto e passo”.  Marcos Júnior, desenhista.

Nos papéis e nas telas, podem ser encontrados personagens de desenhos animados; arranha-céus, pontos turísticos, momentos históricos da memória da sua cidade Mossoró, assim como do Rio Grande do Norte como um todo e do Brasil; e a inclusão, tema que faz parte direta da vida de Juninho, devido ao TDAH, e do seu irmão, diagnosticado com Espectro Autismo.

“Juninho, o que se guarda num desenho?”. Pergunto. Ele responde: “se guarda memórias, sentimentos, emoções, frustrações, decepções, realizações, amor, tudo. Uma vida”.

E é por esses e por tantos outros motivos que Marcos Júnior, nosso Juninho, é o artista convidado para assinar a exposição virtual do mês de setembro aqui no Blog Reticências Culturais. 

Aproveitem! E boa viagem…

EXPOSIÇÃO – CULTURA E ACONTECIMENTOS:

EXPOSIÇÃO EXTRA – INCLUSÃO:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 responder à “EXPOSIÇÃO DO MÊS: A inquietude do gigante Juninho”

  • Iara
    setembro 1, 2021 no 12:44 pm

    Belo trabalho e ótima matéria.

    Obs.: Só não consegui clicar nos desenhos pra ampliar, abri o blog pelo navegador do celular.

    • Luiza Gurgel
      setembro 1, 2021 no 1:43 pm

      Obrigada, Iara! Vou tentar corrigir..

    • Luiza Gurgel
      setembro 1, 2021 no 1:50 pm

      Resolvido! Obrigada mais uma vez, Iara!

  • setembro 1, 2021 no 4:33 pm

    Gratidão Luíza por esse reconhecimento a arte do meu amor lindo, pela oportunidade que você está dando dele ter a certeza que ocupa um lugar no mundo e que é capaz de ir muito além de quem o excluiu, de quem não acreditou. Sempre estive ao lado dele na luta e enquanto respirar estarei, não só dele como do irmão. Graças a Deus fui agraciada com essa missão de mãe especial. Gratidão por sua amizade, por seu carinho para com ele. Desde já és especial também no coração da nossa família e estará em nossas orações. Você sempre desde criança foi talentosa e muito linda. Que Deus abençoe imensamente você e sua família. no seu ❤. Parabéns!!! A exposição ficou linda!!! Seu blog é show!!! Sucesso!!!

    • Luiza Gurgel
      setembro 1, 2021 no 7:00 pm

      muito obrigada, querida Luciana! Juninho é um grande artista… parabéns pelo filho artista!

    • setembro 2, 2021 no 7:54 pm

      PARABÉNS, ORGULHO É O NOME.
      BRAVOOOOO…
      NOSSA CULTURA AGRADECE…
      PARABENS A LUCIANA AZEVEDO E TODA FAMILIA PELA EDUCAÇÃO E GRANDES ESINAMENTOS AO JOVEM E TALENTOSO MARCOS JUNIOR.
      TEMOS MUITO ORGULHO ME PODER DIZER, FAZEMOS PARTE DE TODO ESSE SUCESSO.

  • setembro 1, 2021 no 6:13 pm

    Parabéns, Juninho, você é muito especial e super inteligente, continue assim meninão

  • setembro 1, 2021 no 6:39 pm

    Parabéns Juninho, você é maravilhoso, belíssima exposição!!! Você desenha muito!
    Ameiii

  • Magali de Souza Meira
    setembro 1, 2021 no 6:40 pm

    Tento muito orgulho de ter um primo muito talentoso como Juninho, que Deus abra sempre seu caminho para o bem. Juntinho menino de ouro que toda a mãe teria orgulho de ter um filho assim, Parabéns

  • Lenilcesantossilva16@gmail
    setembro 1, 2021 no 7:38 pm

    Parabéns Juninho, um trabalho encantador e de grande sensibilidade

  • setembro 1, 2021 no 8:31 pm

    Juninho, você é um artista nato! Parabéns pelo seu talento, esforço e dedicação! Tenho muito orgulho de poder ter contribuido o poquinho, enquanto sua professora, para o seu crescimento! Muito sucesso, sempre, meu amor!

  • setembro 1, 2021 no 10:53 pm

    Parabéns Juninho, lindos trabalhos… sempre caprichoso nas saus artes. Sucesso sempre

  • Gleide
    setembro 1, 2021 no 11:17 pm

    Um artista nato. Trabalho incrivelmente interessante e original. Impressive!!!
    Congratulations!!!

  • setembro 1, 2021 no 11:29 pm

    Conheço o trabalho de Juninho desde o 6° ano do Ensino Fundamental. Sempre acreditei que ele teria um grande futuro, é um artista que merece esse conhecimento.
    Estou aqui morrendo de orgulho desses dois ex alunos queridos.. Parabéns Juninho e Luiza Gurgel, muito sucesso pra vocês dois.

  • setembro 2, 2021 no 10:20 am

    Parabéns pelo talento !Cheio de encantamento do olhar do artista e em especial pela nossa cultura de Mossoró !#bravissimo!

  • setembro 2, 2021 no 3:21 pm

    Orgulho de um grande artista,rapaz,filho,amigo,enfim,de um ser humano digno de aplausos. Sou fã dele. Lindo trabalho. Te amo,meu menino.

    • setembro 2, 2021 no 7:49 pm

      NOSSO FILHOTE LINDO, UM GIGANTE E MUITO… MUITO, TALENTOSO, NOSSO MAIOR ORGULHO.
      UMA HONRA PRA NÓS FAZER PARTE DA SUA LINDA E GRANDIOSA TRAJETÓRIA DE SUPERAÇÃO E MUITO SUCESSO.
      AMAMOS MUITO VOCÊ.

  • setembro 2, 2021 no 7:44 pm

    PARABÉNS PARA ESSE GIGANTE E MUITO… MUITO TALENTOSO MARCOS JUNIOR, TENHO MUITO … MUITO ORGULHO DE DIZER QUE FAÇO PARTE DA SUA LINDA TRAJETÓRIO DE SUPERAÇÃO E SUCESO, É SÓ O COMEÇO VOCE VAI LONGE, TE AMO. BRAVO.

  • setembro 2, 2021 no 8:21 pm

    Parabéns Juninho! Você é talentoso, siga em frente.

  • Gilciene
    setembro 2, 2021 no 8:36 pm

    Trabalho perfeito!!! Parabéns Junior, menino talentoso, determinado e do coração de ouro. Estou torcendo por você, muito sucesso, você vai longe ❤️

  • Gilciene
    setembro 2, 2021 no 8:46 pm

    Trabalho perfeito!!! Parabéns Junior, pelo seu talento e dedicação. Menino de ouro, merece todo sucesso do mundo, estou torcendo por você ❤️

Instagram