A Câmara Municipal de Mossoró, através do projeto Câmara Cultural, irá lançar um livro sobre a história da Casa Legislativa mossoroense. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (02), às 18h, na própria sede, localizada na Rua Idalino de Oliveira, no Centro, e será aberto ao público.  

O livro, intitulado “Memorial da Câmara Municipal de Mossoró”, é fruto de uma parceria entre o Órgão do Município e a Fundação Vingt-un Rosado, por meio da Coleção Mossoroense, na qual concederá o selo de publicação. Os autores da obra são José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo, Eriberto Monteiro e Raimundo Soares de Brito (in memorian), este que deixou uma vasta pesquisa sobre a história da Instituição. 

De acordo com o historiador Geraldo Maia, a Câmara Municipal de Mossoró foi instituída em 24 de janeiro de 1853, quando a (hoje) Capital do Oeste não passava dos seus 2 anos de idade como município.

#paracegover: imagem antiga da Câmara Municipal de Mossoró. A foto está em preto e branca. Na frente, carros estacionados. Na fachada do prédio com arquitetura exaltada, tem os nomes “Câmara Municipal de Mossoró”, “Palácio Rodolfo Fernandes” e “Plenário”. FOTOGRAFIA: arquivo municipal.

De lá para cá, não há registros escritos oficiais sobre a história desse Órgão. Até agora. O livro “Memorial da Câmara Municipal de Mossoró” foi concluído ainda no final de 2020, mas devido ao agravamento e à instabilidade da pandemia da Covid-19, teve sua publicação adiada. 

A obra pode ser adquirida inicialmente durante o lançamento nesta quinta-feira, a partir das 18h. No entanto, o principal destino dos exemplares será escolas, bibliotecas públicas, universidades, entidades e outros setores representativos da sociedade mossoroense. Acredita-se que o livro também poderá ser encontrado na Fundação Vingt-un Rosado e na Câmara de Vereadores, mas ainda não há uma confirmação oficial sobre isso. 

O lançamento será aberto ao público, como já mencionado aqui, e seguirá os protocolos de prevenção à pandemia, como o uso obrigatório de máscara, higienização e distanciamento social.

#paracegover: capa do livro Memorial da Câmara Municipal de Mossoró. Na parte superior, estão os nomes dos autores; na parte central, uma foto da fachada da Câmara; na parte inferior, estão o título da obra, o ano de fundação até 2020, e as logos dos órgãos envolvidos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram