Cantar Gal Costa requer responsabilidade. Não é qualquer Gal. É a própria; é a baiana; um dos pilares da Música Popular Brasileira; a que vence o duelo com uma guitarra. Mas isso não é problema para a voz de Katharina Gurgel, para muitos… mãe, para mim.

Para quem não a conhece, Katharina Gurgel é produtora cultural e cantora mossoroense. Nasceu em Natal-RN, mas logo viemos – assim mesmo, na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo – morar em Mossoró. Aqui, ela construiu e ainda vem construindo uma história permeada por muitos caminhos, sendo um dos, ligados à cultura da cidade. Um dos fatores, também, pelos quais me faz escrever este blog neste exato momento. 

#paracegover: Katharina Gurgel está olhando levemente para a esquerda da foto, está sorrindo, com uma maquiagem forte, um delineador rosa, um brinco preto de bolinhas, um turbante colorido, o cabelo preso em cima, uma camisa preta e a sua tatuagem do sol no ombro direito da foto está aparecendo. Ela está num fundo cinza. FOTOGRAFIA: Luiza Gurgel.

Gal sempre esteve presente nos nossos CDs e nos nossos ouvidos. Ela sempre foi quase como alguém da família. E era. Podia até faltar algumx integrante, mas ela estava presente. Agora, a voz de minha mãe cantando a artista baiana vai ultrapassar as quatro paredes da minha casa para preencher os ares de Mossoró. Isso porque no dia 30 de setembro, feriado municipal na cidade, Katharina Gurgel (para vocês) estará realizando o grande show VACA PROFANA, na Praça Cícero Dias, localizada em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Show que homenageia a nossa Gal. 

O espetáculo musical (por que não?) celebra os 55 anos de carreira da mulher ícone da MPB, completados em 2020, além de comemorar os 76 anos de vida da cantora, que aniversaria na data 26/09. Ocasião ímpar para cantar aquela que dispõe do timbre mais sublime e dos tons mais próximos dos alcançados pela minha mãe, não é? Pois bem.

O show VACA PROFANA contará com um verdadeiro time de gigantes mossoroenses, como o músico Vivi, no teclado; Gleferson Lima, no saxofone; Jairinho, no violão e guitarra; e Carlinhos, na bateria. Mas, agora, abro um parêntese bem especial. O show contará, ainda, com a participação do serzinho mais importante da minha vida: a minha irmã, Bia Gurgel. Muitos e muitas a conhecem como “a menina do The Voice”, pois ela integrou o grupo de crianças selecionadas para o programa The Voice Kids, da Rede Globo, deste ano. No entanto, para mim, isso é só um detalhe. E dos pequenos.   

#paracegover: Bia Gurgel está de perfil, segurando um microfone de rádio, o cabelo está ondulado para trás, e ela está com uma camisa de manga longa listrada com cores de vermelho, azul, roxo, rosa e amarelo. A foto está com uma penumbra e uma luz de fundo. FOTOGRAFIA: Cláudio Roberto.

Bia e a música se conhecem antes mesmo dela nascer, quando os palcos nos quais nossa mãe pisava se estendiam aos limites da barriga onde Bia encontrava-se, como um cordão umbilical, só que através da música. Se alguém duvidou que Beatriz não seguiria os mesmos passos em pegadas diferentes, errou feio. A minha pequena irmã – hoje, já não tão pequena assim – abrilhanta tanto quanto a nossa mãe. Imagina juntas então? Vocês poderão conferir essa fusão no show VACA PROFANA, no dia 30, a partir das 20h, na Praça Cícero Dias. 

O projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc e será realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e o Grupo J. Patrício Metais. O evento representa o encerramento da Festa da Liberdade 2021, e será aberto ao público. 

O nome do show já nos reserva uma expectativa singular ao que será o espetáculo musical. Se “Vaca Profana” já intitula esse momento – sendo uma das músicas mais conhecidas de Gal Costa , imagina o resto do repertório? Bonito mesmo será ver a Praça Cícero Dias sendo ocupada por arte. Ainda mais de forma democrática e pública. “Dona das divinas tetas / derrama o leite bom na minha cara / e o leite mau na cara dos caretas”. 

Não esqueça: Katharina Gurgel canta Gal Costa no show “VACA PROFANA”, dia 30 de setembro (quinta-feira), às 20h, na Praça Cícero Dias. 

#paracegover: cartaz do shows. Na parte superior da imagem tem o nome “show Vaca Profana”; na parte central, uma ilustração de Gal Costa com flores ao redor; na lateral direita, o trecho “Katharina Gurgel canta Gal Costa”; e na parte inferior, diz as informações do dia, local e horário, e tem as logos da Lei Aldir Blanc, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Mossoró, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Pátria Amada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram