O mês de dezembro já começa com muita novidade para o cenário da cultura e da educação mossoroense. Isso porque nesta quarta-feira (01), a UERN TV (emissora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN), em parceria com o Canal Futura, lança na plataforma Globoplay a série Biologando, um especial que apresenta diversos assuntos da biologia saindo da tradicional sala de aula, desbravando o universo que as temáticas têm a oferecer. E ela já está no ar!

#paracegover: a apresentadora Indira Freitas está sorrindo, com a mão no queixo. Ao redor, plantas. FOTOGRAFIA: desconhecido.

São 13 episódios, cada qual falando sobre um assunto da área – entre eles, genética, origem da vida, fermentação, meio ambiente, etc. Cada assunto terá cerca de 7 minutos de explanação. Nesse período, a apresentadora Indira Freitas, uma jovem estudante apaixonada por biologia – personagem interpretado pela jornalista Penélope Dias -, cai no mundo investigando, pesquisando e explorando tudo que esse universo abarca, incluindo entrevistas e bate-papos com professores e especialistas da área.

Fabiano Morais, coordenador geral do projeto, explica que tudo começou quando o Canal Futura, juntamente à Fundação Roberto Marinho, entrou em contato com 5 universidades parceiras do Brasil para executar essa série, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foi uma delas. Cada instituição ficaria responsável por uma disciplina, e assim, a biologia ficou a cargo da UERN.

“A ideia é que todos esses materiais possam ser utilizados em sala de aula de todo o Brasil como complemento do que está nos livros”.
Fabiano Morais, professor da UERN e coordenador da série Biologando.

Toda a produção foi realizada por estudantes, técnicos e professorxs da Universidade, desde roteiro até edição, e conta com nomes como Beatriz Azevedo, Felipe Moju, Elli Cafrê, Danilo Queiroz, Adriano Pinheiro, Kataiano Alencar, entre outros.

A apresentadora que dá vida à personagem Indira Freitas, Penélope Dias, conta que a série Biologando surge como uma proposta extra sala de aula, com uma linguagem jovem, descolada, dinâmica e construída especial para aqueles e aquelas que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio.

“Uma série cheia de aventuras e conhecimentos acerca do mundo da biologia”.
Penélope Dias, apresentadora. 

A série Biologando já está disponível na plataforma Globoplay, assim como nos Canais Globo. O conteúdo está aberto para não-assinantes e será exibido também nos canais de TV do Futura e da UernTV. Vê só os links:

GLOBOPLAY

https://globoplay.globo.com/biologando/t/77JhqhngHm/

Canais Globo

https://canaisglobo.globo.com/assistir/futura/biologando/t/d6ZwwDH5tp/

#paracegover: a apresentadora Indira Freitas ao lado de uma mulher que segura um tucano. FOTOGRAFIA: desconhecido.

Essa é a segunda série produzida pela Uern TV a entrar no catálogo da GloboPlay.

FICHA TÉCNICA

APRESENTAÇÃO
Penélope Dias

DIREÇÃO
Fabiano Morais

ROTEIRO
Beatriz Azevedo
Kataiano Alencar

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Fabiano Morais

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Felipe Moju

EQUIPE DE PRODUÇÃO
Beatriz Azevedo
Kataiano Alencar

EQUIPE DE DIREÇÃO
Elli Cafrê
Fabiano Morais

CARACTERIZAÇÃO
Elli Cafrê

PRODUÇÃO DE ELENCO
Kataiano Alencar

EDIÇÃO
Adriano Pinheiro
Beatriz Azevedo
Danilo Queiroz
Felipe Moju

SOM
Kataiano Alencar

FINALIZAÇÃO
Adriano Pinheiro
Danilo Queiroz
Felipe Moju

ABERTURA E ENCERRAMENTO
Felipe Moju

GALERIA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram