Saindo dos palcos de um teatro para as telas de um cinema, o novo espetáculo do Espaço Artístico Natália Negreiros vira filme. Foi numa perspectiva de traduzir a falta de amor que acarreta tanta desigualdade e discriminação social que “Olhar” foi pensado e produzido, e o resultado disso pode ser conferido nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, em sessões especiais, no Multicine Cinema. 

#paracegover: bailarino está saltando um grand jetê (escala no ar). Ela está num lugar aberto, com um céu azul predominando, vazio. FOTOGRAFIA: frame do filme.

De acordo com Natália Negreiros, diretora geral da obra, os últimos dois anos – tempo relativo à pandemia da COVID-19 – tem sido de momentos difíceis, inseguranças e incertezas. Ela se questiona: “por que, dia após dia, vemos tantos casos absurdos de preconceito social, racial, homofobia, desrespeito à mulher e não aceitação dos corpos? Por que existe tanta falta de amor?”. Diante dessa reflexão, “Olhar” vem para resgatar a essência humana, que, numa proporção inversa, quanto mais é esquecida, mais as diferenças são exaltadas. 

“Olhar” conta com 53 pessoas em cena, entre crianças, jovens e adultos, sendo bailarines, atores e atrizes. A diretora conta que essa obra lhe tirou totalmente da zona de conforto, realizando um desejo antigo de trabalhar no audiovisual, principalmente, com um tema que busca sensibilizar as pessoas.

Todo o processo de criação, ensaio e pré-produção foi feito durante a pandemia do coronavírus, o que foi um grande desafio. Natália explica que todas as etapas foram feitas com responsabilidade, seguindo as instruções e os decretos sanitários, com paciência, cautela e preservando a saúde dos alunos, alunas, familiares e funcionárixs. 

“Tudo na vida tem seus prazeres e dificuldades, mas saber que podemos levar uma mensagem que vai tocar, emocionar e/ou sensibilizar o público, definitivamente nos faz superar qualquer dificuldade e sentir o prazer desse orgulho dentro da gente”.
Natália Negreiros, diretora geral.

Através da tela de um cinema, a dança será transmitida, e assim, a arte comunica. Sem falar palavras a mais, o corpo vai dizer e os gestos traduzir o que se sente. Tudo isso com as três palavras que permeiam o filme-espetáculo: sensibilidade; amor; e respeito.

#paracegover: bailarinas estão de costas com o braço direito levantado. Um casal faz uma elevação, onde a mulher está deitada sob o ombro do homem, com a perna direita levantada. Todos estão contra a luz do fim da tarde. FOTOGRAFIA: frame do filme.

“Olhar” será exibido nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022 (nesta sexta e sábado), no Multicine Cinema, nas sessões das 16h e 18h. Os ingressos estão custando preço único, no valor de R$20,00 e podem ser adquiridos de forma online, através do número de whatsapp (84) 99849-3880, ou presencial, retirando tanto na sede do Espaço Artístico Natália Negreiros (Av. Alberto Maranhão, 1113, bairro Alto da Conceição, Mossoró/RN), das 14h às 18h, quanto no Cinema, nos dias do evento.

Perguntei à Natália por que ninguém pode deixar de assistir Olhar, e ela me responder: Além do filme ter uma linda e necessária mensagem, nos fazendo refletir as diferenças através de um olhar límpido e puro, é também uma produção do Espaço Artístico Natália Negreiros, que envolve vários artistas maravilhosos, talentosos e renomados da cidade, desde a criação à filmagem. Precisa de mais motivos?”. Natália Negreiros, diretora geral.

#paracegover: ao centro, um menino sério, com olhar fixo. Ao fundo, do lado direito, uma menina parada. Com transparência, dois olhos. Na parte de baixo, o nome do filme, as datas de exibição e a ficha técnica. FOTOGRAFIA: cartaz oficial.

Não deixem de comparecer!

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL
Natália Negreiros

DIREÇÃO EXECUTIVA
Sandra Sayonara

DIREÇÃO DE CENA
Maria Luiza Lopes
Raí Costa

DIREÇÃO DE ARTE
Natália Negreiros
Maria Luiza Lopes
Raí Costa

ROTEIRO
Natália Negreiros
Maria Luiza Lopes
Raí Costa
Letícia Lopes
Dennis Xaxá

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Wigna Ribeiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram