Você que tem vontade de se jogar na arte, participando de aulas de dança, teatro e música, essa é a sua chance!

A partir desta segunda-feira (24), interessados e interessadas em ingressar nos cursos oferecidos pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), já podem realizar as suas inscrições. O Edital pode ser encontrado no site da UFERSA ou até mesmo através do instagram do NAC (@nac.ufersa) e está ofertando 145 vagas para 8 modalidades artísticas.

Além das oficinas de Teatro (I e II), Dança Contemporânea, Ballet Infantil, Chorinho, Coral e Violão Infantil – já realizadas anteriormente -, para este semestre, o NAC terá mais uma: a Oficina de Big Band. Para as categorias musicais (Choro, Coral e Big Band), além da inscrição, os interessados deverão gravar um vídeo de no máximo dois minutos de duração para demonstrar o nível de experiência na área, de acordo com as orientações presentes no Edital. 

As inscrições são gratuitas e ficarão disponíveis até às 21:58h do dia 28 de janeiro de 2022, por meio do link https://forms.gle/srvT62ve3tZgc9Vc7. As vagas dos cursos serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição (data e hora), com exceção das práticas musicais. A seleção será realizada entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro de 2022, tendo o resultado divulgado no dia seguinte (04), na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA (https://proec.ufersa.edu.br/) e das redes oficiais do Núcleo de Arte e Cultura. 

As oficinas referentes ao semestre letivo 2021.2 terão início no dia 07 de fevereiro e terminarão no dia 18 de junho de 2022. É importante lembrar que para receber certificado, o aluno ou aluna deve completar pelo menos 75% das atividades.

#paracegover: cartaz oficial de divulgação do Edital. Tem escrito: Edital para Ingresso de Novos Alunos publicado! Semestre 2021.2. Acesso o edital no link da Bio”, num fundo vermelho, com partes em verde, com símbolo do teatro, azul, com símbolo da música, e amarelo, com símbolo da dança.

ENTENDA MELHOR!

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) é um programa de extensão desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que tem como objetivo realizar ações artísticas tanto para a comunidade universitária quanto para o público externo, visando o desenvolvimento cultural da região. 

As ações são realizadas por meio de oficinas que abarcam as áreas de teatro, dança e música, e suas ramificações. Todas as modalidades são gratuitas e oferecidas para toda a comunidade, entre crianças, jovens, adultos e idosos. 

Entre a equipe de profissionais, nomes como Natália Negreiros (dança), Joriana Pontes (teatro), Haissa Hussemânia, Hallyson Dantas e Bruno Farias (música), fazem parte do projeto.

MODALIDADES

TEATRO I

Descrição: Trabalho experimental das possibilidades dos elementos da interpretação teatral: Expressão corporal e vocal; Texto teatral; Interpretação de diálogos, jogos experimentais de teatro, figurino, iluminação e cenografia. Montagem de pequenos quadros ou esquetes teatrais.
Pré-requisitos: Possuir idade igual ou superior a 15 anos.
Vagas: 25.

TEATRO II

Descrição: Trabalho experimental das possibilidades dos elementos da interpretação teatral: Expressão corporal e vocal; Texto teatral; Interpretação de diálogos, jogos experimentais de teatro, oficinas de noções de iluminação, figurino e cenografia. Montagem de pequenos quadros, esquetes teatrais e ou montagem de espetáculo teatral(científico e ou utilizando a técnica de Augusto Boal T.O (Teatro do Oprimido).
Pré-requisitos: Possuir idade igual ou superior a 15 anos e já ter alguma experiência na área das Artes Cênicas.
Vagas: 15.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

Descrição: Aulas de técnica da dança contemporânea, investigação do movimento individual e fluidez do corpo. Montagem de grupo e trabalho cênico experimental.
Pré-requisitos: Possuir idade igual ou superior a 16 anos.
Vagas: 25.

BALLET INFANTIL

Descrição: Aulas de técnicas da dança clássica e da dança criativa aplicadas para crianças. Experimentação e investigação da criatividade, desenvoltura e coordenação motora do aluno.
Pré-requisitos: Possuir idade de 6 a 8 anos.
Vagas: 25.

CORAL

Descrição: Oficina destinada à execução de repertório coral, desenvolvendo habilidades musicais através de exercícios vocais e corporais.
Pré-requisitos: possuir idade igual ou superior a 18 anos. 
Vagas: 12.

VIOLÃO INFANTIL

Descrição: Aulas coletivas de violão direcionadas para crianças.
Pré-requisitos: Possuir idade entre 10 e 12 anos; possuir instrumento musical (violão).
Vagas: 15.

CHORINHO

Descrição: Prática em grupo para diversos instrumentos desenvolvendo a linguagem do choro, através de repertório variado, do tradicional ao contemporâneo abordando os diversos subgêneros como valsa, polca, maxixe, dentre outros.
Pré-requisitos: Possuir o instrumento musical; possuir idade maior de 15 anos; tocar por partitura e/ou cifras em nível elementar.
Vagas: 12.

BIG BAND

Descrição: Prática em grupo para diversos instrumentos (flauta transversal, clarinete, saxofones alto, tenor e barítono, trompete, trombone, bateria, baixo, guitarra, piano) desenvolvendo a linguagem do repertório para big band.
Pré-requisitos: Possuir o instrumento musical; possuir idade maior de 15 anos; tocar por partitura e/ou cifras em nível elementar.
Vagas: 16.

Mais informações podem ser encontradas no Edital.

SERVIÇO:

O que é: inscrições nos cursos do NAC/PROEC/UFERSA;
Data: de 24 a 28 de fevereiro de 2022;
Onde: https://forms.gle/srvT62ve3tZgc9Vc7.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram