A gente sabe que tudo pode se tornar inspiração para uma canção, não é verdade? Com Antônio, não foi diferente. Uma tentativa de convencimento lhe trouxe palavras, que, juntas, formaram a letra de uma música linda e cheia de significados. Somado a uma melodia que bate lá na alma e volta para acalentar o coração. “Pra Te Convencer” é o nome da canção, e, através do portal de produção multimídia Som Sem Plugs, ela acaba de virar videoclipe. 

#paracegover: Antônio está sobre um colchão branco dentro de uma cabana em formato de triângulo. O teto da cabana é de palha. Antônio veste uma camisa branca, bermuda bege, usa chapéu estilo de balde, está descalço, com as pernas cruzadas e toca um violão. À sua frente, desfocado, alguém com uma câmera direcionada para o cantor. Fotografia: Luana Tayze.

A composição é de Antônio em parceria com o amigo Bob Aquino. O cantor mossoroense de 26 anos tem a música presente nas suas curvas de vida desde muito cedo. Foi por volta dos 6 anos de idade, quando ainda era apenas Antônio Joelson, que ele vivenciou o que hoje é a sua primeira lembrança ao lado da música:

O principal motivo para eu estudar algum instrumento foi os ensaios que meus vizinhos faziam no quintal deles. Os dois tocando trombone e clarinete e eu embaixo do pé de manga, ouvindo aqueles sons, me deixavam hipnotizados. Foi ali que decidi que queria ser músico”, explica Antônio.

Cerca de um ano depois, a ONG Grupo Mulheres em Ação começou a desenvolver atividades de arte educação na periferia onde Antônio morava. Claro, o pequeno aspirante a instrumentista não perdeu a oportunidade e mergulhou no universo musical. 

De lá para cá, o mergulho foi ficando cada vez mais profundo, e Antônio, cada vez mais inteiro. Foram aulas de teoria, flauta doce, violão, até que, de aluno, passou a ser professor naquela mesma Organização. Nesse momento, já não tinha volta: a música já fazia parte de quem Antônio era. 

Num outro momento, o mossoroense procurou maneiras de se profissionalizar na área, através de cursos, do conservatório de música, aulas, bandas entre amigos, até que ingressou na Faculdade de Licenciatura em música, na Universidade do Estado do Rio GRande do Norte (UERN), que, segundo ele, “foi de grande importância para a minha carreira profissional e pessoal”.

A pandemia da COVID-19 foi, de uma certa forma, crucial para Antônio. Mais tempo em casa, a composição acabou sendo a sua melhor amiga. Com ela, o artista pôde gritar amores, angústias, desejos, anseios, tristezas, sorrisos. Inicialmente, sem quaisquer perspectivas de divulgação para o mundo. 

No entanto, uma amiga lhe contou que o Som Sem Plugs – portal intermídia de produção e exibição de conteúdo original – tinha lançado um Edital (em meados de 2021) que iria contemplar alguns artistas do RN para produzir videoclipes, incluindo Mossoró. E foi aí que Antônio e a banda CoisaLuz foram os escolhidos da Capital do Oeste.

(Reveja a matéria que o Reticências Culturais fez sobre o lançamento do videoclipe Afroameríndia, da banda CoisaLuz)

E assim, a música “Pra Te Convencer”, de Antônio em parceria com Bob, que estava guardada, agora está no mundo! Fruto de um trabalho lindo entre o cantor e o SSP.

#paracegover: Antônio está sentado num colchão dentro de uma cabana com teto de palha. Ele usa um óculos de grau, chapéu estilo de balde, camisa branca e cordões. Ele tem uma tatuagem na mão, está tocando um violão, descalço e com as pernas cruzadas sobre o colchão. Ele tem expressões faciais como se estivesse cantando. Fotografia: Luana Tayze.

A letra foi pensada justamente para convencer uma pessoa a ir à praia com Antônio. “Fiz uma canção para ela tentando te convencer que o mar é mais bonito com você”. Muito lindo, né, não?

Imagina esses versos embalados pela luz do entardecer da praia de São Cristóvão, das falésias de Ponta do Mel e do mar calmo e lindo daquela região. Já dá uma paz só de pensar. 

E a presença do mar não é mera coincidência, viu? Antônio relata que ele aparece sempre nas suas composições, principalmente os mares do nosso litoral potiguar. O que acaba sendo uma de suas maiores inspirações – ao lado das paixões que o Estado do Ceará lhe traz e os amores do dia a dia.

Mykaell Bandeira, produtor local do videoclipe, diz que a música é a cara de Antônio e que traz uma tranquilidade para a alma. Para o produtor, o videoclipe e a canção bebem da fonte de Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante, da banda Los Hermanos, e o toque especial que deu um charme à produção foi a participação da Kombi Peroba na Estrada, do casal mossoroense Leo Melo e Stella Maris. 

“Ficou uma vibe bem astral. Acho que a galera vai gostar e a música de Antônio é linda”.
Mykaell Bandeira, produtor local do videoclipe. 

#paracegover: equipe completa da gravação do videoclipe “Pra Te Convencer”, de Antônio. Na foto, há 4 integrantes em pé, sendo uma mulher e três homens; 2 agachados, sendo uma mulher e um homens; e 3 sentados, sendo uma mulher e dois homens. Elxs estão numa varanda, onde tem uma rede cor de rosa envelhecido e uma porta ao fundo. Fotografia: Luana Tayze.

O público pode esperar um trabalho com responsabilidade, desde a ideia original até os detalhes. Antônio espera que o videoclipe de “Pra Te Convencer” caminhe para longe, mas, sobretudo, alcance a nossa região do Nordeste, uma vez que é referência e inspiração para tal.

E, finalmente, confiram a lindeza do videoclipe de “Pra Te Convencer”, do cantor e compositor Antônio, através do Som Sem Plugs! Saca só:

VIDEOCLIPE

“Sinto que a arte precisa ser cada vez mais espalhada por todos os lugares, e esse é um dos motivos que mais me impulsiona e me encoraja a seguir ao lado da música”.
Antônio, cantor e compositor.

Por isso, fiquemos ligades em Antônio… vem muita coisa por aí.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram