Dizem que as águas de março tem um teor diferente, divino, renovador. Se tem mesmo, eu não sei, mas que o mês de março foi recheado de muita cultura em torno da grande Mossoró, isso foi.

Um dos casais que deixaram um pouquinho da sua marca, da sua presença nesse momento foi o escritor César Guimarães e a poetisa e cantora Symara Tâmara. Ele e ela aproveitaram o início do mês para lançar três livros inéditos de uma vez. As águas de março abençoaram. E o Reticências Culturais esteve presente registrando esse momento baita especial para os artistas.

#paracegover: em primeiro plano, um livro aberto com poesias e um desenha em aquarela de uma ampulheta com borboletas em tons de rosa e roxo. Ao lado, um cacto num jarro. Ao fundo, Symara Tâmara autografando um livro que está em cima de uma mesa. Fotografia: frame do vídeo.

Numa manhã cultural, com direito a café da manhã, música e boas risadas, Symara lançou o seu primeiro livro de poemas, “Infinita Tarde Finda”, e também um outro que coleciona artigos sobre a literatura e a cultura brasileira, intitulado “Reflexos e Fluxos Sobre Literatura”. 

Em “Infinita Tarde Finda”, a escritora convidou a artista plástica Lorena Herrera para ilustrar semioticamente o que Tâmara escreveu. E assim, surgiu uma série de obras de arte em aquarela especialmente para o livro.

Já o seu parceiro, César, lançou a obra “Réu do Amor Confesso”, livro também de poemas, que traz toda a intimidade da poesia confessional. Neste, o ator aglomerou textos que havia publicado em redes sociais e sites de notícias. O livro tem apresentação da cantora e compositora gaúcha Laura Finocchiaro, prefácio do mestre e poeta de Mossoró Antônio Francisco, e ilustrações a lápis grafite de Padre Guimarães Vieira, pároco e artista conhecido na cidade. 

#paracegover: pessoas olhando e admirando os quadros de Lorena Herrera e Pe. Guimarães que estão pendurados na parede do hall do Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró/RN. Fotografia: frame do vídeo.

O hall do Teatro Lauro Monte Filho, aqui em Mossoró, juntamente à beleza de um sábado de manhã, tornou-se uma verdadeira galeria onde não só quadros e pinturas estavam expostas na parede do local, mas também livros e mais livros. Foi muito bonito.

O escritor e a escritora puderam receber familiares, amigos, amigas, colegas de escola e profissão, todos para prestigiarem aquele instante. Houve autógrafos, fotografias, e tudo o que um lançamento como esse tem direito.

O Reticências Culturais não poderia perder um momento como esse, não é verdade? Então, nos fizemos presente, e resumão de como foi o lançamento dos três novos trabalhos de Symara Tâmara e César Guimarães, vocês podem conferir agora.

Segue a videorreportagem:

O casal de artistas alerta: “nesses tempos em que nossas mentes pedem repouso, nossos lares pedem paz; refúgio, válvula de escape, continua sendo a arte, em suas diversas formas de manifestação, sobretudo, aquelas que nos transpõem a outras dimensões sem nos tirar do lugar, que promovem prazer e bem estar em curta, média e longa duração – a literatura tem esse poder”

Então, que possamos sempre nos refugiar, nos curar, nos abençoar com o que vale a pena. E se for a arte, é melhor ainda.

É importante ressaltar que todos os três livros foram publicados com recursos de políticas públicas. “Infinita Tarde Finda” foi contemplado com a Lei Aldir Blanc municipal, por meio da Prefeitura de Mossoró. Já “Reflexões e Fluxos Sobre Literatura” veio a partir da Lei Aldir Blanc do Estado, através da Fundação José Augusto, Governo do RN. E, por fim, “Réu do Amor Confesso” nasceu com incentivos da Lei Maurício de Oliveira, município de Mossoró.

#paracegover: as mãos de Symara folheando o seu livro “Reflexões e Fluxos Sobre Literatura”. Em primeiro plano, a capa do livro onde contem o título e uma flor brotando um livro aberto. Fotografia: frame do vídeo.

Todos os livros tiveram produção da Acunha Produções e foram lançados com selo e projeto gráfico da Editora Offset. Quem quiser adquirir algum exemplar, basta falar com es artistas nas suas mídias sociais. César Guimarães em @cesarguimaraessar e Symara Tâmara em @symaratamara, ambos no Instagram.

Aproveita e se inscreve no canal do Reticências Culturais no Youtube, para não perder as novidades que vez por outra postamos por lá. Quer uma diva? Ativa o sino das notificações! Eu te garanto que só vai rolar conteúdo massa por lá. Não esqueça de curtir o vídeo e me falar o que achou, tá?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 responder à “Confira como foi o lançamento dos últimos livros do escritor César Guimarães e da poetisa Symara Tâmara”

  • Parabéns pela matéria!

  • abril 2, 2022 no 11:24 am

    Muito nos honra ter nosso trabalho divulgado, com um texto que dialoga lindamente com o(a) leitor(a)num site que trata a cultura com imenso respeito e com toda a criatividade própria da arte. Muita, muita, muita gratidão!!

Instagram