Não há como ser mossoroense e nunca ter ouvido falar em Antônio Francisco. Ele está nas estantes, nas escolas, nas rodas de conversa, nos espetáculos, nos becos, nos jardins, nos corações de quem vive (n)essa terra, chamada Mossoró. 

Antônio é poeta, cordelista, historiador, escritor, mestre de muitos. Ocupante da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), onde é membro desde maio de 2006. Sucessor de, simplesmente, Patativa do Assaré, poeta e repentista arretado do Ceará, um dos principais representantes da cultura popular nordestina. 

O nosso artista é tudo isso e muito mais: tema de pesquisa em diversas universidades do país; homenageado em outros, no exterior; notado por grandes nomes do cinema e do teatro mundial; referência para músicos e outros escritores do país; etc. No entanto, o que ele tem orgulho mesmo de citar é a sua raíz lá na Lagoa do Mato, bairro onde Antônio nasceu e vive. 

#paracegover: Antônio Francisco está com a boca semiaberta, como se estivesse falando. Ele segura um microfone com a sua mão direita. Antônio veste uma camisa estampada em tons de azul, amarelo e laranja. Ele é careca, negro e tem marcas de expressão. A foto tem fundo desfocado. Fotografia: desconhecido.

Agora, o cordelista mossoroense recebe mais uma baita e justa homenagem. É a exposição “Raízes de Mossoró: Poeta Antônio Francisco”, que irá reunir diversos itens da história do artista, entre cordéis, livros, fotografias, troféus, quadros, medalhas, além de outros objetos pessoais. Ao todo, são mais de 80 itens. Imagina aí? É quase uma extensão de Antônio; uma chance da gente conhecer mais de perto a história desse grande símbolo da cultura popular que tanto nos orgulha.

A exposição é gratuita e acontece no Partage Shopping Mossoró, na Galeria Partage. Foi aberta na última sexta-feira (24), mas a inauguração oficial será nesta quarta-feira (29), às 16h, para toda a população. A homenagem ficará aberta à visitação até o dia 24 de julho. Um mês para todo mundo conhecer um pouco mais o nosso conterrâneo.

Os horários da exposição “Raízes de Mossoró”, sobre o Poeta, irão acompanhar os de funcionamento do Shopping, todos os dias da semana.

Todo dia é dia de celebrar Antônio Francisco, não importa a idade, o gênero, a classe, a profissão, a geografia. Vamos conferir a exposição?

SERVIÇO:

O que é: Exposição “Raízes de Mossoró: Poeta Antônio Francisco”;
Onde: Galeria Partage, no Partage Shopping Mossoró;
Quando: de 24 de junho de 2022 a 24 de julho de 2022;
Horário: os mesmos de funcionamento do Shopping.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram