Programação cultural é o que não falta numa terra em que a arte brota em cada esquina e de todas as formas. Seja ela no audiovisual, no teatro, na dança, na literatura ou até mesmo no artesanato. E é sobre isto que falaremos aqui hoje.

Neste sábado (30), o Hotel Villa Oeste será palco para a 1ª edição da FÊMEA, Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs. É isso mesmo que você leu: o evento é constituído por e para mulheres. Lembrando, porém, que o público é aberto a todos os gêneros e idades. A iniciativa é do grupo Mulheres e Cia., na qual uma das organizadoras é a empreendedora e artesã Micheli Angélica, com quem o Reticências Culturais pôde conversar.

Fotografia: cartaz oficial com as informações de horários, local, data, entrada gratuita, realização, informações e título do evento.

Com o lançamento da organização Mulheres e Cia., no dia 08 de março deste ano de 2022, um projeto que visa fomentar o trabalho feminino, Micheli viu a oportunidade de proporcionar outras atividades também, como tentáculos daquela ideia. Foi aí que surgiu a FÊMEA.

Segundo ela, Mossoró precisa de um espaço para que a pequena empreendedora possa mostrar o seu trabalho, principalmente numa realidade em que a principal concorrência vem de empresas já consolidadas no mercado e com mais condições financeiras. Diante disso, a 1ª FÊMEA vem para viabilizar que a gastrônoma, a cakedesigner, a artesã, a pequena empreendedora como um todo, possa apresentar o seu produto.

A Feira acontece das 13h às 20h, no Hotel Villa Oeste, com entrada gratuita. Lá, terão 55 mulheres com as suas mesas expositoras, sendo 70% do artesanato; 15% da gastronomia; e 15% de outras áreas do empreendedorismo. Duas mesas serão de cunho solidário, das quais uma é da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), onde estará vendendo itens do bazar, camisetas do Outubro Rosa e tickets do McDia Feliz, e a outra é do próprio Mulheres e Cia, que estará arrecadando absorventes para destinar a mulheres carentes da região. Lembrando que, entre as empresárias, uma do município de Serra do Mel, duas de Baraúna e uma de Felipe Guerra.

Serão oito horas de imersão intensa no campo dos negócios, sobretudo, do artesanato. A programação, além das mesas expositoras, contará com três palestras (abertas a todes), uma apresentação de teatro e três atrações musicais daqui da cidade. Uma novidade é que, durante a Feira, será lançado um novo produto, inédito em Mossoró, de acordo com Micheli Angélica, vinculado ao artesanato. Na FÊMEA, haverá ainda um sorteio, e para participar, basta doar um pacote de absorvente. Assim, a pessoa irá receber, automaticamente, um número e já vai estar concorrendo a mais de 30 prêmios. 

O objetivo da 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs, de Mossoró/RN, é fomentar o trabalho das mulheres, além de fazer com que elas tenham visibilidade nos seus segmentos, com que elas tenham segurança e autonomia no que fazem e, sobretudo, abrir espaços para que essas empreendedoras possam vender os seus produtos não só de forma virtual – como aconteceu com muitas em tempos de pandemia -, mas também de modo físico, o que se torna mais atrativo e acessível ao consumidor e consumidora.

A população mossoroense poderá comprar o produto que estará sendo vendido no local, seja ele uma comida, um quadro, um bolo, uma obra, entre outros. Um detalhe importante é que as expositoras pensaram no Dia dos Pais na hora de confeccionar os produtos, uma vez que a data está próxima (14 de agosto de 2022). Diante disso, o público já pode garantir o presente do pai na FÊMEA. 

Reforçando: o evento é aberto ao público, isso inclui, homens, mulheres, pai, mãe, avô, avó, criança, sobrinho, todo mundo. E a entrada é gratuita! 

Aproveitem…

“O público não pode perder, porque vão ser oito horas de feira. Algo nunca visto em Mossoró, voltado para a pequena empreendedora […] e o principal é valorizar 55 mulheres que estão ali trabalhando arduamente para mostrar o seu trabalho”.
Micheli Angélica, organizadora da 1ª FÊMEA.

SERVIÇO

O que é: 1ª FÊMEA (Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs;
Quando: sábado (30);
Onde: Hotel Villa Oeste, Av. Pres. Dutra, 870 – Ilha de Santa Luzia, Mossoró/RN);
Horário: das 13h as 20h;
Observação: entrada gratuita.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram