Está aberta uma oportunidade para toda a comunidade mossoroense e, principalmente, a quem deseja se aprofundar em algum setor da cultura. A partir desta segunda-feira (11), dá início uma série de oficinas voltadas para diversas áreas da economia criativa e linguagens artísticas. Os encontros são destinados a toda a população de Mossoró, sobretudo, pessoas com deficiência (PcD), jovens que moram em periferias, comunidade rural, quilombolas e população LGBTQIAP+. 

As formações fazem parte do projeto “Arte Que Inclui”, da Sociedade Amigos da Pinacoteca, entidade de cultura presente no Estado do Rio Grande do Norte. Projeto este que conta com aporte da Secretaria Especial de Cultura vinculada ao Ministério do Turismo, e com recursos do Governo Federal. 

Nesta primeira edição, a população mossoroense será a beneficiada. Esta escolha aconteceu devido ao alto número de jovens, entre 12 e 29 anos, vivendo próximo à linha da pobreza, de acordo com estudos da Unicef. Diante disso, o objetivo é realizar quase 15 cursos nas áreas de economia criativa e tecnologias sociais para mais de mil pessoas, além de produzir um espetáculo musical, denominado “Festival Estrelas Especiais”, com a participação de 320 pessoas com deficiência de todas as idades até setembro de 2022.

Como vão funcionar as oficinas aqui em Mossoró? Neste primeiro momento, no mês de julho e setembro de 2022, serão realizadas cinco formações de “Percussão Corporal” para crianças e adolescentes da Rede Estadual de Ensino.

Paralelo a isso, estão sendo ofertadas três oficinas de “Fotografia em Celular”, que serão ministradas pelos fotógrafos Pacífico Medeiros, Ricardo Lopes e Jeane Meire; três formações de “Marketing Pessoal”, encabeçadas pelas jornalistas Nathália Rebouças, Ana Cláudia e Larissa Gabriele; e três para “Edição de Vídeo em Celular”, realizadas pelos nomes de Ivanaldo Fernandes, Jaedson e Vanessa Dolivier.

Todos os encontros serão realizados nos auditórios da MAISA e da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), onde cada formação deverá receber 30 alunos a partir dos 14 anos. Tudo voltado para o mundo da arte e da cultura relacionado ao universo da tecnologia e das redes. 

Além disso, ainda existem três oficinas de “Maquiagem”, nas quais duas são voltadas para arte drag e transformista; outras três de “Figurinos e Adereços”; e mais uma de “Dança Sobre Rodas”, envolvendo participantes cadeirantes.

Para quem é do movimento da música, também tem formações. Na última etapa, estarão sendo oferecidas oficinas de “DJ”, ministrada por nomes conhecidos da cena na cidade, como DJ Hunter e DJ Gustavo RFK G. Na área das artes visuais, uma oficina de “Grafite”, com os artistas Rayron Montelli, Marcelo Moraes e Marcelo Amarelo. Além disso, oficinas de “Capoeira”, com os professores Alice Alves, Douglas Eduardo e Breno Henrique.

Algumas dessas oficinas têm início nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 15 de julho. Porém, até setembro, haverá a abertura de novas formações. Por isso, é importante que quem tiver interesse, fique atento a quaisquer novidades. As inscrições são feitas através do site www.amigosdapinacoteca.com.br/artequeinclui. Lá, também é possível encontrar mais informações acerca do projeto “Arte Que Inclui” e das oficinas ou, também, por meio dos contatos (84) 2142-9161 e (84) 99627-3923 (Joriana Pontes).

#paracegover: logo do projeto “Arte que Inclui”. O nome “arte” está colorido em tons de azul vermelho, verde e amarelo. As palavras “que inclui” estão abaixo, em tamanho menor, na cor cinza escuro. Algumas letras estão viradas para o lado contrário, como o “e” e o “c”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Instagram