Um é bom… dois é melhor ainda. Por isso, hoje vamos relembrar o segundo episódio da série Mestres do Apodi, lançada no mês de maio de 2021, realizada e produzida pela artista Renata Soraya e por Dionízio do Apodi.
No projeto, os artistas homenageiam mestres e mestras do município de Apodi. Figuras importantes para a história e para a cultura da cidade.
No primeiro episódio, vocês conheceram Chico Augusto, o inventor. Hoje, vocês saberão quem é o mestre Raposo, um tradicional mestre-cuca dos pastéis e o rei do congo de Apodi.
Aproveitem!
…
SINOPSE:
Há mais de trinta anos ele tem uma rotina de acordar cedo e ir todos esses anos o colocou numa posição de ser conhecido entre os apodienses de todas as regiões do município. Difícil imaginar a feira de Apodi sem ele porque ele também é a própria feira. Teve uma infância rica, de proximidade afetiva com a Lagoa do Apodi, jogou futebol, participou de festas. Em sua juventude adorava brincar carnaval e foi goleiro da Seleção Apodiense de Futebol PORQUE GOSTAVA, e não por ser ruim jogador de linha, como acontece com a maioria dos goleiros. Ele é mestre-guardião de uma brincadeira que se tem registro de apodienses brincando desde o início dos anos trinta, do século passado. Detentor de um tesouro valioso, ele defende a existência das brincadeiras de congos, herança recebida de seu pai. Do Apodi para o mundo, o rei do congo apodiense: Raposo dos Pastéis.
…
Comentar esse artigo